Corro Vila Real de Santo António, corro Cabo de São Vicente, corro Alcoutim, corro Aljezur... Sempre a pedalar... É também com intervenções destas que se educam ou começam a mudar as mentalidades.
Eu ando a ganhar para uma... Para dps ir com ela para o trabalho. Quero ver é quanto tempo aguento sem ser roubado!
Em Portugal para andarmos de bicla descançados temos de andar com 5 correntes. Uma para cada roda; outra para o quadro, outra para o volante e outra para o banco. Enfim... Viver em sociedade em Portugal está longe do ideal, mas convém mudar de atitudes/medos que nos rodeiam...
Ah! E gostava de falar da criação de ciclovias em Portugal. Cá têm a mania de criar ciclovias para passar apenas uma bicicleta. Será falta de espaço? A malta para pedalar terá sempre de pedalar em fila indiana... na zona de Vilamoura criaram uma ciclovia que é de risos... Será que não conhecem os bons exemplos de Holanda? Onde podem circular 4 e 5 ciclistas paralelamente. Por favor, construam ciclovias com a dimensão apropriada. Para pedalar numa ciclovia que mal olhe para trás já estou a sair dela, prefiro continuar na estrada rodoviária e cumprir as regras do código da estrada...
E convém lembrar que o velocípede deve circular tal como um "automóvel se tratasse". Em Portugal os velocípedes ainda não sabem andar na estrada. Ainda hoje vi um jovem numa rotunda que queria virar à esquerda. O que fez ele? Subiu o passeio e meteu-se na passadeira montado na bicla (fez corta-mato). Porque fez isto? Porque não se encostou na via mais à esquerda para contornar a rotunda por dentro e depois era só esticar braço direito para sair da rotunda. Será que temos receio dos carros? Ou até de bicicleta seremos mesmo burros a circular nas nossas estradas?
Enfim... São necessárias muitas ciclovias nas nossas cidades, mas o importante é usar a bicicleta como principal meio de transporte e saber circular nela com cabecinha. No Norte não venham dizer que que o relevo não ajuda! Tornem-se "trepadores" que no Sul formamos "sprinters"... ahahah
Ou será que constroem as ciclovias tal como as auto-estradas? Vão alargando conforme o trânsito... ahahah Ah! Agora percebo...
Ah! E convém lembrar que em Portugal já há bons exemplos de ciclovias...
Brevemente colocarei online algumas fotos de ciclovias nacionais e estrangeiras para compararmos...
E relacionado com as ciclovias estão os parques de estacionamento. Criamos ciclovias mas depois não criamos espaços para colocar as nossas biclas! A atitude dos nossos autarcas, antes de iniciarem a "pavimentação de um trilho" (é o que acontece na maioria das vezes) para uso ciclável", devia passar pela criação de locais na cidade para estacionamento de biclas, principalmente perto de equipamentos públicos (estação, central de camionagem, biblioteca, escolas, edificios autarquicos, museus, etc). As pessoas até gostavam de circular de bicla na cidade, mas não têm locais seguros e apropriados para as estacionarem, logo ficam em casa quietas!
Abraço
Anónimo disse…
Belo destaque, parabens! Andar de bicicleta ou noutro veículo não poluente só pode trazer beneficios para a nossa economia. Todos nós temos "petroleo" a correr nas veias... é só pedalar e ver o resultado. Se fossemos a comparar os países Europeus mais desenvolvidos que já adoptaram a bicicleta como veículo prioritário e os resultados positivos para as suas economias; então no Algarve a cidade de Tavira estaria isolada e de amarelo. Tudo o resto são cidades em vias de desenvolvimento, gostaria de ver quem arrisca no 2º pelotão? Depois de criar as vias é preciso dar-lhes uso!
Sim, dar-lhe uso. Às vezes vejo muito a ocupação ou o uso do espaço pelos humanos como um jogo de poder, de conquista ou competição.
Dessa forma, quantos mais formos a ocupar as vias com biciletas, menos não-bicicletas lá poderão estar. A não ser que por exemplo os carros sejam como os macrófagos... E isso acho que dói... para o ciclista, entenda-se!
Comentários
Nada a dizer
Para dps ir com ela para o trabalho. Quero ver é quanto tempo aguento sem ser roubado!
Em Portugal para andarmos de bicla descançados temos de andar com 5 correntes. Uma para cada roda; outra para o quadro, outra para o volante e outra para o banco. Enfim... Viver em sociedade em Portugal está longe do ideal, mas convém mudar de atitudes/medos que nos rodeiam...
Por favor, construam ciclovias com a dimensão apropriada. Para pedalar numa ciclovia que mal olhe para trás já estou a sair dela, prefiro continuar na estrada rodoviária e cumprir as regras do código da estrada...
E convém lembrar que o velocípede deve circular tal como um "automóvel se tratasse". Em Portugal os velocípedes ainda não sabem andar na estrada. Ainda hoje vi um jovem numa rotunda que queria virar à esquerda. O que fez ele? Subiu o passeio e meteu-se na passadeira montado na bicla (fez corta-mato). Porque fez isto? Porque não se encostou na via mais à esquerda para contornar a rotunda por dentro e depois era só esticar braço direito para sair da rotunda. Será que temos receio dos carros? Ou até de bicicleta seremos mesmo burros a circular nas nossas estradas?
Enfim...
São necessárias muitas ciclovias nas nossas cidades, mas o importante é usar a bicicleta como principal meio de transporte e saber circular nela com cabecinha. No Norte não venham dizer que que o relevo não ajuda! Tornem-se "trepadores" que no Sul formamos "sprinters"... ahahah
Saudações geográficas,
Rogério
Vão alargando conforme o trânsito... ahahah
Ah! Agora percebo...
Ah! E convém lembrar que em Portugal já há bons exemplos de ciclovias...
Brevemente colocarei online algumas fotos de ciclovias nacionais e estrangeiras para compararmos...
E relacionado com as ciclovias estão os parques de estacionamento. Criamos ciclovias mas depois não criamos espaços para colocar as nossas biclas! A atitude dos nossos autarcas, antes de iniciarem a "pavimentação de um trilho" (é o que acontece na maioria das vezes) para uso ciclável", devia passar pela criação de locais na cidade para estacionamento de biclas, principalmente perto de equipamentos públicos (estação, central de camionagem, biblioteca, escolas, edificios autarquicos, museus, etc). As pessoas até gostavam de circular de bicla na cidade, mas não têm locais seguros e apropriados para as estacionarem, logo ficam em casa quietas!
Abraço
Se fossemos a comparar os países Europeus mais desenvolvidos que já adoptaram a bicicleta como veículo prioritário e os resultados positivos para as suas economias; então no Algarve a cidade de Tavira estaria isolada e de amarelo. Tudo o resto são cidades em vias de desenvolvimento, gostaria de ver quem arrisca no 2º pelotão?
Depois de criar as vias é preciso dar-lhes uso!
Dessa forma, quantos mais formos a ocupar as vias com biciletas, menos não-bicicletas lá poderão estar. A não ser que por exemplo os carros sejam como os macrófagos... E isso acho que dói... para o ciclista, entenda-se!