"Arca de Noé vegetal" e "Sucata do Futuro"

Clique para aumentar
Clique para aumentar
in Jornal de Notícias, 11.02.07, pp. 12-13.

O primeiro artigo: relata-nos sobre a construção de uma "caixa forte" (que resistirá às alterações climáticas) para o armazenamento de sementes, de todas as variedades, de espécies vegetais, existentes no Planeta. Um projecto a cargo da Direcção das Obras Públicas da Noruega e orçado em cerca de 2,3 milhões de euros.

O segundo artigo: a sucata do futuro pretende reciclar automóveis em fim de vida. Com 6mil m2 assemelha-se a uma moderna linha de montagem (neste caso, desmontagem) do que a uma sucata. Todos "os carros são desmontados de acordo com um verdadeiro processo de produção industrial".

Em portugal já começaram abrir centros para reciclagem de electrodomésticos, mas para automóveis ainda não ouvi falar. Pelo menos, com estas características. As sucatas reciclam materiais, mas são espaços/locais que poluem o ambiente, para além do aspecto visual negativo que dão à paisagem. Com tanto carro abandonado, o caminho a seguir será mesmo este: criar centros para desmontar/reciclar/reaproveitar os materiais de automóveis em fim de vida.


Comentários

Mensagens populares