Código de Conduta para Bloggers

De facto, a blogsfera é cada vez mais um espaço de cidadania, um local de troca de ideias e "Tim O'Reilly, criador do termo Web 2.0 e Jimmy Wales, um dos fundadores da Wikipedia, tiveram a iniciativa de criar um Código de Conduta para Bloggers. Deixo-vos uma sugestão que recebemos. Divulga o seu conteúdo da forma como quiseres e ajuda a criar uma Blogosfera melhor.

"1. Somos conscientes da responsabilidade das nossas próprias palavras e reservamos o direito de filtrar comentários no nosso blog que não estejam conforme os padrões básicos de civismo.

2. Não dizemos nada online que não seriamos capazes de dizer em público.

3. Se quaisquer conflitos aumentarem de intensidade, entraremos em contacto pessoalmente antes de responder publicamente.

4. Sempre que nos apercebermos que alguém está a ser vítima de um ataque, tomaremos uma providência.

5. Não permitiremos comentários anónimos, mas permitiremos comentários com pseudónimos.

6. Ignoramos os trolls*
*Troll: designa uma pessoa ou grupo cujo comportamento tende sistematicamente ofensivo ou que provoca, destrutivamente, as pessoas numa discussão. Os Trolls costumam deixar comentários provocadores ou difamatórios em blogs.

7. Incentivamos as plataformas de blogs para a imposição mais rigorosa dos seus Termos e Condições de utilização de serviço. Caso estejas a cumprir todas estas 7 sugestões, parabéns, és um bom blogger. Caso contrário, estás sempre a tempo de corrigir alguns pontos e ajudar a Blogosfera a manter-se fiel ao seu desígnio: um universo de conversas livres, francas e abertas."

Comentários

Anónimo disse…
realmente vocês estão na linha da frente. Força!
Edward Soja disse…
Ei, eu lembro-me de uma série infantil em que havia uns seres que, quais abomináveis homens das neves, eram muito feios e aos quais, segundo me lembro, chamavam trolls...

Vamos inventar um termo em Português para esses entes? Porque havemos de aceitar tudo o que vem de fora? Só por se terem lembrado primeiro?
E que ganhamos nós com isso? Facilidade de comunicação? Sim, mas acontece por vezes estarmos a usar palavras cujo significado está oculto, simplesmente por estar noutra língua. Ou seja, termos que nada nos dizem se formos novos na gíria...

Vamos parar com estes atropelos à lingua. Tais como:

"forcing"
"spread"
"links"
"net"
"caps lock" (alguém sabe o que quer dizer isto? Sem querer dar lições a ninguém, porque para certos termos não sou mesmo capaz, os ingleses dizem das maiúsculas "capitals", donde o abreviado "caps". "lock" quer dizer ligar, accionar...)

Vamos chamar aos trolls
"virados" (de vírus)

Parece-me bem.
Aprovado!

Aahahah
Rogeriomad disse…
Edu...
Não concordo com o que dizes...

A "língua da informática" deve ser universal... logo não será o português a ditar as regras... certamente! ;)

Abraço

Rogério
Anónimo disse…
It — is improbable!

Mensagens populares