X PortoCartoon - World Festival

Clica para entrar"O tema do X PortoCartoon-World Festival será "Os Direitos Humanos", foi lançado no mesmo dia em que os Chefes de Estado dos 27 países da União Europeia assinaram o novo Tratado de Lisboa e aprovaram a Carta dos Direitos Fundamentais dos cidadãos europeus.

Com a escolha deste tema, o organizador do PortoCartoon pretende que cartunistas em todo o mundo se debrucem sobre a contínua violação dos Direitos Humanos, em pleno séc. XXI, e passados mais de dois séculos sobre a Revolução Francesa (1789).

De acordo com o regulamento do concurso "trata-se de um assunto que atravessa todo o mundo, desde os países supostamente mais evoluídos em matéria de legislação dos direitos, até aos mais retrógrados na lei e na prática"... O tema é ainda justificado pelo facto de todos os dias existirem direitos individuais, colectivos, sociais, económicos, culturais, etc... postos em causa.

A intervenção activa dos cartunistas no 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos é o novo desafio lançado pelo PortoCartoon aos artistas de todo mundo.
Para os cartunistas concorrentes que não queiram cingir-se ao tema principal há a categoria de Tema Livre que pode incluir a política internacional, os costumes, a vida social, a comunicação, etc…
Os vencedores do PortoCartoon receberão um prémio monetário, o troféu do festival, desenhado pelo Arq. Siza Vieira e garrafas especiais de Vinho do Porto.

O concurso será divulgado para todo o planeta através do Museu Virtual do Cartoon:
http://www.cartoonvirtualmuseum.org/

O PortoCartoon tem sido um espaço de excelência do humor mundial e é considerado pela Federação Internacional de Organizações de Cartoon, um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo, quer pela participação de artistas a nível mundial quer pelo valor dos prémios atribuídos.
Organizado anualmente desde 1999, o PortoCartoon recebe, todos os anos, milhares de visitantes nas instalações do Museu Nacional da Imprensa e nas diferentes cidades por onde passa a exposição."


Com a publicação deste artigo, aproveito para anunciar o regresso, no próximo Domingo, da publicação semanal de obras de vários autores de BD/Cartoon. Estejam atentos, pois haverá muitas novidades.

Abraço

Comentários

Mensagens populares