EFEMÉRIDE | Dia Internacional das Migrações


Science & Vie, Outubro - 2006, pp. 28-29

Hoje, dia 18 de Dezembro, alerta-se para o problema (se o considerarmos com tal) das migrações. Migrações forçadas, sobretudo.

À medida que o desenvolvimento económico se processa, muitas vezes à custa daqueles países e regiões que não só por comparação vão ficando mais depauperados, as populações, sem outra hipótese, acorrem ao que lhes dá nesgas de uma vida possível. Viagens, como sabemos em certos casos, no limiar da sobrevivência. O que nos leva a pensar que é mesmo urgente mudar...

Nem imaginamos, ao mesmo tempo que somos os promotores inconscientes e autoritários do empobrecimento dessas regiões e povos. "Isto anda tudo ligado", como diz Sérgio Godinho. Mas a nós, o que nos preocupa é quando isso nos afecta. Quando é a essas populações que estamos a afectar, estamos todos contentes, como a prática do consumo evidencia, paradigmaticamente.

A economia é a lei do mais forte, do mais rápido, do mais lucrativo, do mais eficaz. Quais as implicações que isso tem na organização territorial? Claro que uma resposta minimamente credível e fundamentada carece de estudo e investigação. Mas podemos ler alguns resultados: a concentração crescente da população junto ao litoral, de preferência nas cidades, que são o osso de que temos de ir todos atrás, sem outra hipótese.

Afinal, só mais um sintoma do desequilíbrio, em que somos peritos.
"É a economia, estúpido!", dizia o outro.
"Pela economia, estamos a ser estúpidos", dizemos nós.

Comentários

Mensagens populares