Viagem ao Mercado Média

Na TV, para além da vitória fabulosa do Verde, realce para uma entrevista a Helena Roseta, no programa da RTP2 “Diga Lá Excelência”que vai para o ar todos os Domingos. Nada como um político, que seja, ao mesmo tempo, morador e técnico na sua cidade. Estão lá os princípios:” há que trazer mais pessoas para viver dentro da cidade e não continuar a melhorar as entradas viárias na cidade”, já aqui se abordou a Teoria do buraco negro. Por outro lado, evidencie-se as palavras sábias de um arquitecto brasileiro (que foi prefeito de Coritiba) e aqui citado:”o túnel é maneira mais rápida de passar de um engarrafamento para outro”. Política à parte: seria benéfico Braga reflectir…

Dos jornais, coisas que passam ao lado: a região centro não se entende (e sentir-se-á?) como REGIÃO(?). As associações de turismo estão em “clima de guerra aberta”, informa-nos o Público de hoje; manifestamente o evitável se queremos sustentar o sustentável.
Em Arouca “projecta-se” (e bem!) o segundo geoparque português (o primeiro foi o Naturtejo Meseta Meridional, abrangendo os concelhos de Castelo Branco, Idanha, Proença-a–Nova, Vila Nova de Rodão e Nisa); apresenta um conceito dinâmico e vocacionado para as pessoas. Vão-se visitar a frecha da Mizarela, as minas de volfrâmio, fosseis marinhos, as aldeias tradicionais, passando pela doçaria e desportos etc. Para visitar de mochila…

Entretanto, o Norte de Portugal e a Galiza avançam, por exemplo, para a gestão integrada dos aeroportos e dos portos dos dois territórios (a 13 de Abril reuniram-se na cidade de Guimarães); discute-se o Plano Estratégico gerido pelo futuro Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial, que virá a substituir o actual eixo Atlântico (ficará localizado no Centro tecnológico do Mar em Vigo); abordam-se parcerias, “cumplicidades”, enquadramentos e ordenamento territorial, abraçam-se culturas comuns. Projecta-se o futuro, dentro do possível. E, sim, também se discute a problemática da OTA no contexto desta Euroregião. Por acaso, alguém tem dado conta?...

Comentários

Edward Soja disse…
Será que Helena Roseta é um extra-terrestre?
Olha, olha! Trazer pessoas para o centro das cidades e tirar carros do centro das cidades!!...

Onde é que já se viu isso...
Acham que é a defender coisas utópicas dessas que vão ter votos? ahah

Mensagens populares