O estacionamento é um ladrão...
Vazio para visitante poder ficar e para local ficar a perder
Junto às Cataratas do Niagara, retirado daqui
Normalmente as pessoas preferem arriscar chegar tarde ao trabalho, pelo trânsito ou falta de estacionamento, do que prescindir de utilizar veículo privado. O relatório refere que este comportamento é a principal causa dos problemas de trânsito na cidade. As políticas antigas que disponibilizavam mais estacionamento gratuito nas cidades tornaram o carro a opção mais conveniente, no entanto, estas políticas apenas serviram para aumentar o tráfico dentro das cidades.
A implementação de políticas que apostam na limitação do número de lugares disponíveis para estacionamento numa cidade ou o aumento de taxas foram fundamentais para levar os cidadãos a utilizarem outros meios de transporte.
A diminuição do número de carros possibilitou a revitalização dos centros urbanos. Copenhaga, por exemplo, passou as últimas duas décadas a transformar inúmeras zonas de estacionamento em espaços públicos ou outros locais para o movimento de peões. Em Londres, os seus bairros utilizam os fundos gerados pelo pagamento do estacionamento para permitir aos cidadãos sénior e deficientes o uso gratuito de transportes públicos.
As cidades analisadas foram Amesterdão, Antuérpia, Barcelona, Copenhaga, Londres, Munique, Paris, Estocolmo, Estrasburgo e Zurique.
+ Info
* Notícia aqui (da qual extraímos as passagens acima)
(via Naturlink).
* Relatório do ITDP (Instituto dos Transportes e Políticas de Desenvolvimento)
(PDF em Inglês aqui)
Comentários