Música das regiões - Mediterrâneo (cont.)

Há algum tempo que o Georden não vos dava música. Continuamos pelo berço do Mediterrâneo. Agora, mais próximos de casa, fechado um périplo possível pelas suas margens. Quem diz próximos diz com nomes que nos dizem muito e que muitos reconhecerão. Por isso, e também para redimir esta longa ausência, desta vez trazemos não 3 canções mas 4. Para nos encantar e enriquecer.

Relembramos a quem nos visita que as músicas podem ser escutadas na AntenaGEO, na barra da esquerda, um pouco mais abaixo.

Intérprete: Marina Rossell
Origem: Espanha (Catalunha)
Tema: Els Contrabandistes
Extraído do álbum "Si Volieu Escoltar", de 1977

Marina possui uma voz belíssima, aguda e cortante. Um timbre nos toca. Do disco onde está esta música desconhecemos edição em Cd, o que é uma verdadeira machadada na memória colectiva. Produzido por essoutro gigante da canção chamado Lluís Llach, nele participa também a sua acompanhante inseparável, Laura Almerich (guitarra clássica).


Intérprete: Joan Manuel Serrat
Origem: Espanha (Catalunha)
Tema: Cançó de Batre
Extraído do álbum "Cançons Tradicionals", de 1968

Depois de Serrat ter surgido a cantar as suas canções de uma sensibilidade até então desconhecida, tornou-se um fenómeno com "Paraules d'Amor", incluída num disco que vendeu mais de 120 mil exemplares. Um autêntico estrondo para a época e por uma outra coisa: era cantado em Catalão, sinal de desconformidade com a pretensão unitária do franquismo, mas ouvido em toda a Espanha. Depois do festival da Eurovisão o cantor do Poble Sec (Barcelona), formado em Agronomia, internacionalizou-se, sendo ainda hoje um dos cantores mais populares em muitos países sul-americanos (Argentina e Uruguai à cabeça). Mas muita gente desconhece o seu segundo álbum. Ir ao fundo da memória será sempre, como urgia então, lutar contra as ditaduras. Por isso, Serrat criou um disco completamente impressionante e inesperado. Inesperado pelos arranjos, clássicos, que caracterizaram "Cançons Tradicionals". E impressionante porquê? Bastava a sua voz. Ouçam-no nesta interpretação "a capella" de uma canção tradicional maiorquina.


Intérprete: María del Mar Bonet
Origem: Espanha (Maiorca)
Tema: Alenar
Extraído do álbum "Alenar", de 1977

María del Mar é caso singular na música popular mediterrânica. Não só pelo seu longo percurso, mas porque, na sua sólida e inteligente busca da autenticidade, tem sido a súmula de todas as suas influências. Cantora incontornável para quem ama a música popular e tradicional, aqui com uma canção de fortes marcas andaluzas. Extraída de um dos melhores álbuns que a canção europeia já pôde conhecer.


Intérprete: Paco Ibañez
Origem: Espanha (Valência)
Tema: Romance de la Luna, Luna
Extraído do álbum "Paco 1", de 1964

Em muitas das canções que Paco Ibañez gravou (esta é do seu primeiro álbum) há o que há em Carlos Paredes. Em Paredes, o sentimento de Portugalidade, em Ibañez as raízes profundas da Espanha trovadoresca. E se juntarmos uma voz inconfundível e a mestria da guitarra espanhola à poesia do andaluz Federico García Lorca, (que amanhã faz anos que foi fuzilado pelo Franquismo) então o resultado é de inestimável valor cultural. A grandeza dos cantores também se vê na sua forma como conseguem criar todo um ar que respira no ar que a poesia inspirou quando foi criada. (Outro exemplo é "Endechas a Bárbara Escrava", de José Afonso, com poema de Camões.)

Comentários

Mensagens populares