Música das regiões - Mediterrâneo (cont.)
Relembramos a quem nos visita que as músicas podem ser escutadas na AntenaGEO, na barra da esquerda, um pouco mais abaixo.
Intérprete: Marina Rossell
Origem: Espanha (Catalunha)
Tema: Els Contrabandistes
Extraído do álbum "Si Volieu Escoltar", de 1977
Intérprete: Joan Manuel Serrat
Origem: Espanha (Catalunha)
Tema: Cançó de Batre
Extraído do álbum "Cançons Tradicionals", de 1968
Depois de Serrat ter surgido a cantar as suas canções de uma sensibilidade até então desconhecida, tornou-se um fenómeno com "Paraules d'Amor", incluída num disco que vendeu mais de 120 mil exemplares. Um autêntico estrondo para a época e por uma outra coisa: era cantado em Catalão, sinal de desconformidade com a pretensão unitária do franquismo, mas ouvido em toda a Espanha. Depois do festival da Eurovisão o cantor do Poble Sec (Barcelona), formado em Agronomia, internacionalizou-se, sendo ainda hoje um dos cantores mais populares em muitos países sul-americanos (Argentina e Uruguai à cabeça). Mas muita gente desconhece o seu segundo álbum. Ir ao fundo da memória será sempre, como urgia então, lutar contra as ditaduras. Por isso, Serrat criou um disco completamente impressionante e inesperado. Inesperado pelos arranjos, clássicos, que caracterizaram "Cançons Tradicionals". E impressionante porquê? Bastava a sua voz. Ouçam-no nesta interpretação "a capella" de uma canção tradicional maiorquina.
Intérprete: María del Mar Bonet
Origem: Espanha (Maiorca)
Tema: Alenar
Extraído do álbum "Alenar", de 1977
Intérprete: Paco Ibañez
Origem: Espanha (Valência)
Tema: Romance de la Luna, Luna
Extraído do álbum "Paco 1", de 1964
Em muitas das canções que Paco Ibañez gravou (esta é do seu primeiro álbum) há o que há em Carlos Paredes. Em Paredes, o sentimento de Portugalidade, em Ibañez as raízes profundas da Espanha trovadoresca. E se juntarmos uma voz inconfundível e a mestria da guitarra espanhola à poesia do andaluz Federico García Lorca, (que amanhã faz anos que foi fuzilado pelo Franquismo) então o resultado é de inestimável valor cultural. A grandeza dos cantores também se vê na sua forma como conseguem criar todo um ar que respira no ar que a poesia inspirou quando foi criada. (Outro exemplo é "Endechas a Bárbara Escrava", de José Afonso, com poema de Camões.)
Comentários