Blade Runner: Recordam-se?

O mundo está a ficar cada vez mais parecido com a representação de Los Angeles no filme Blade Runner, de Riddley Scott. Três pistas:

Miguel Pina e Cunha

As (suas) três pistas aqui



Alguns geógrafos (E. Soja e Harvey, P.e) reflectindo, obviamente, sobre estas e outras temáticas, demonstraram, a partir de análises no terreno, esta mescla "cyber", fragmentos de cidade e memória (ou ausência desta), poluição e caos urbano (em vários sentidos) e as suas diferentes linguagens; repercutindo-se em novas representações socio/culturais e económicas, que se sobrepõem e se manifestam em novas "espacialidades". Estas nem sempre se apresentam como "realidades", mas dimensões abstractas que influenciam e são influenciadas. Outras cartografias humanas (e urbanas) surgem. É no espaço, como diz Soja, que estão as respostas. Não por acaso ele começou (reflexão da geografia pós-moderna) no "laboratório" da cidade dos anjos (LA) nos idos... 1980.

Referi em trabalho académico esta tendência, enfatizando o seu sentido simbólico, salvaguardando as devidas proporções, no caso português. No entanto a semente está lançada.
A sociedade da "encenação" está aí...

Blade Runner(1982): Realização de Ridley Scott a partir de uma obra de Philip K. Dick


Comentários

Mensagens populares