A Paragem por "Inaugurar"

Que é que se passa com os empreiteiros deste país? Costuma-se dizer que "metem água" por todos os lados. Bem, neste caso, se a meteram (e meteram!) vai escoar-se por onde?
A questão é a seguinte: na estrada N-101 (Braga-Guimarães), na freguesia de Esporões, fizeram uma nova paragem de autocarro. Para substituir a velha (não retratada) que, por causa de uma das entradas de um loteamento (cujos inícios podemos observar na primeira foto), atravanca a passagem.


Clique para aumentar
Vista geral

Então, como o declive é algum (cerca de três metros) e o espaço falta, contruíram uma "caixa", muito bem feitinha, que trataram de preencher e proteger de acordo com os procedimentos regulamentares (pedra e areia) , como o leitor vê abaixo.


Clique para aumentar Clique para aumentar
Vista desde a parte de baixo


Ora, o trânsito diário que a estrada tem (não fazemos ideia, mas ultrapassa largamente o milhar de viaturas por dia de semana) provoca vibração. Pode não ter sido isso o que causou o problema, mas deve ter ajudado. E para um efeito, contribuem - convém ter sempre isso em mente - várias causas.

E não podemos deixar de alertar para o facto de não ter sido acautelado o acesso a pessoas com problemas de mobilidade. Aquele degrauzinho, tão pequenino, tão insignificante, que faz muita diferença. Ah!, dizemos, mas os menos capacitados não andam de transportes públicos! E se não andam, será que podem? Será que as viaturas estão preparadas para isso?


Clique para aumentar Clique para aumentar
Virado para Braga (foto da esquerda) e Guimarães (foto da direita)


Bem, e tem mais. Acresce que a escapatória, que se pretende sólida ao ponto de suportar perfeitamente o peso de autocarros (às vezes, cheios como uma lata de sardinhas...), não tem escoadouro de águas. Se existe, não sabemos onde está. Daí, decorre que, passadas poucos dias após a obra "concluída", pudemos verificar que o terreno cedeu. E assim continua. Há cerca de meio ano. Sintomático do serviço público, não?

É caso para dizer que, a paragem de autocarro é que está à espera!

Comentários

Rogeriomad disse…
É verdade...
Cá é tudo feito de improviso.

Recentemente na minha rua
colocaram esgotos e logo de seguida colocaram o piso de alcatrão. Resultado? Abateu tudo!

Depois pensaram: Bem se calhar é melhor retirar o alcatrão e fazer tudo de novo?
E assim foi.
Tiraram alcatrão, fizeram a "terraplanagem" como deve ser. Esperaram cerca de 1/2 semanas para solidificar o terreno e depois alcatroaram.

A obra que parecia fácil, tornou-se complicada porque alguém se lembrou de inventar, ou então economizar...


Mas analisando, a imagem por outro lado:
-Não percebo o porquê de criar paragens de autocarro em Betão?
Deviam utilizar materiais mais flexiveis!
Suponhamos que no futuro essa estrada deixa de contar com essa carreira. A paragem vai servir para quê?

As paragens de autocarro, ou qualquer outro local de entrada e saída passageiros, deviam respeitar certos critérios de funcionalidade, flexibilidade, design e ergonomia, respeitando a mobilidade e comodidade dos seus utilizadores, e tendo em conta o seu aspecto estético.

Neste exemplo:
- Para que serve aquela janela lateral? Quem é que vai espreitar pela janela se vem o autocarro? Sentada nunca lá chega e de pé não precisa de janela.
- Para que serve aquele pequeno mural na entrada da paragem? Ah! Para que as pessoas de mobilidade reduzida tenham, ainda mais, dificuldades em entrar no "cubículo".

Eu diria: Isto que mostras não é uma paragem de autocarro, mas sim um ponto de vigia. E se abrissem uma janela para as traseiras, seria um verdadeiro "forte inacessível".


Saudações geo.

Roger
Rogeriomad disse…
Ainda para mais, com tantos bons exemplos de paragens que existem por todo o país e no estrangeiro...

Foi o construtor que quis inovar nos materiais. "O tijolo/betão será sempre uma inovação em qualquer aplicação".

E aqueles que fazem paragens feitas em pedra maciça? A minha mãe está sempre a dizer que queria uma casa toda em pedra... ela quando vai apanhar o BUS numa dessas paragens sente-se realizada!

Brevemente, farei uma levantamento fotográfico de algumas paragens de autocarro e faremos uma votação online: "Onde gostavas apanhar o teu autocarro?"

Enfim...

Saudações geo

Roger

Mensagens populares