ACIDENTES ACONTECEM

Acidentes acontecem. Talvez por isso, ontem (dia 13) tenha me furtado a escrever sobre. A despeito da minha tentativa de me espraiar no sofá, ouvi na TV um Sr. qualquer coisa responsável, afirmar sobre o acidente na linha do Tua que, a CP, a Refer e outros organismos (Câmaras?) tinham procedido, ao contrário de outras situações (note-se!), à fiscalização (?) e visualizações, penso eu, da linha. Como se isso não fosse da sua total RESPONSABILIDADE! Mais disse o Sr. que talvez faltasse uma rede de protecção (talvez) como as que protegem as auto-estradas, ou, digo eu, as que os hiper e centro comerciais introduzem nos acessos com declive ou escarpas. É o mínimo. Mas, neste particular, afirmou ainda o Sr. tal, dado a volumetria das rochas não haveria nada a fazer…

Acidentes acontecem. Hoje, para meu pasmo (só meu, provavelmente!), no fim da notícia referente à tentativa de encontrar os corpos desaparecidos, entre vários directos e entrevistas, lá se afirmou, que afinal existia um relatório. Um estudo!
Parece que em Abril de 2001 a (própria) Refer realizou um levantamento geotécnico, com análise de alterações, referenciação de pontos críticos, nomeadamente ao nível de escarpas (como a do acidente), entre outros. Alertou (as entidades competentes, quais?), em relatório posterior para a necessidade de vigilância e outros procedimentos preventivos. Afinal, estava ou não estava tudo controlado na linha? Quem são as entidades competentes que, após análise do relatório terão de tomar medidas? Não são as autarquias, a própria Refer e CP? Não!? Hoje estão lá todos a desdobrar-se em entrevistas. Quiçá algum sabe as respostas…

Não se fez nada e, neste caso especifico talvez, digo talvez, não houvesse nada a fazer. Afinal, acidentes acontecem!

Comentários

Mensagens populares