"A Invenção da Paisagem", de Anne Cauquelin


Título: A Invenção da Paisagem
Autora: Anne Cauquelin
Edição: Lisboa, Maio de 2008 (2ª ed.)
Colecção: Arte & Comunicação, n.93
Editora: Edições 70
ISBN: 978-972-44-1404-1
Paginação: 147 páginas

"Aquilo que é dado a ver, a paisagem pintada, é a concretização do elo entre os diferentes elementos e valores de uma cultura, ligação essa que oferece uma disposição, uma ordenação e, por fim, uma "ordem" para a percepção do mundo." (p.12)

Na ilusão da transparência é a suposta identificação do representado com o objecto da representação que é capaz de nos satisfazer. Como quando vemos uma fotografia de um espaço natural amplo:

"A referida natureza compunha-se à nossa frente numa série de quadros, imagens artificiais, colocadas diante da confusão das coisas, organizava a matéria diversa e mutável de acordo com uma lei implícita, e quando pensávamos deleitar-nos na verdade do mundo tal como ele se nos apresentava, apenas reproduzíamos esquemas mentais, plenos de uma evidência longínqua, e de milhares de projecções anteriores (...) A natureza dava-se apenas através de um projecto de quadro, e nós desenhávamos o visível com o auxílio de formas e de cores retiradas do nosso arsenal cultural."
(p.20)

Há uma assunção que importa analisar, que não é de todo inata, e que nos força a vermos as coisas como as vemos e, em última instância, a identificarmos a paisagem com a própria natureza. É sobre essa desconstrução que Anne Cauquelin disserta neste pequeno mas interessante livro, originalmente publicado há 20 anos.




Ficou famosa esta obra de Magritte. Isto não é um cachimbo: isto é uma representação de um cachimbo. Relativamente à paisagem, a invenção da perspectiva, no século XV, mudou desde então a nossa visão do mundo:

"De facto, parece um pouco surpreendente que uma simples técnica - é certo que foi durante muito tempo aperfeiçoada - possa transformar a visão global que temos das coisas." (p.29)
"De Grécia a Roma, de Roma a Bizâncio, de Bizâncio à Renascença, foram produzidas certas formas que regem a percepção, orientam as avaliações, instauram práticas. Estes perfis perspectivistas passam de um para o outro, desenhando "mundos" que, para aqueles que os habitam, têm a evidência de um dado." (p.32)

Sendo uma construção, a paisagem é uma expressão da Retórica. E é sobre essa relação indesligável do mundo com a sua representação conceptual, e as linguagens que no-la permitem, que Cauquelin nos faz recorrentemente voltar.
Seguem-se algumas sugestivas passagens, soltas, com um fio condutor que não se vê, mas que está lá:

"Mesmo que saibamos que o sol não se põe, dizemos pôr-se, e não nos poderíamos afastar daquilo que a linguagem afirma com a exactidão do sentimento." (p.32)

"Pela janela pintada sobre a tela ilusionista vemos aquilo que se deve ver - a natureza das coisas mostradas na sua ligação. Então, aquilo que vemos não são as coisas, isoladas, mas a ligação entre elas, ou seja, uma paisagem." (p.64)

"A forma de dispor as coisas, o elo que as une, depende então de uma retórica. O que existe de «natural» na Natureza, a sua sensualidade imediata, só é entendido enquanto enigma pelo artifício de uma construção mental." (p.65)

"A perspectiva preenche, com efeito, a condição que exige a Retórica. (...) A perspectiva configura a realidade e faz dela uma imagem que tomaremos como real. (...) acreditamos firmemente percepcionar de acordo com a natureza aquilo que configuramos por um «hábito perceptual», implicitamente. A própria dificuldade em tomar consciência desta «evidência» implícita que é a percepção em perspectiva mostra bem a profundidade da nossa cegueira - não podemos ver o órgão que nos serve para ver, nem o filtro nem a cortina através da qual e com a qual nós vemos. E, do mesmo modo que não podemos colocar-nos fora da linguagem para falar dela, não conseguiríamos pôr-nos fora da perspectiva para percepcionar... mácula obstinada do olho, da linguagem, macula." (p.84)

"Todos, quem quer que sejamos, usamos utensílios que mal conhecemos. Nós «fazemos» paisagem. Somos retóricos sem o saber." (p.95).

"(...) entre estas figuras da artificialidade, existem aquelas que são mais fundamentais do que outras e detêm o segredo.
Trata-se de duas operações, indispensáveis ao acesso a uma paisagem:
- o enquadramento, em primeiro lugar, pelo qual nós subtraímos ao olhar uma parte da visão. (...) (Pensem no que fazem quando tiram uma fotografia; ao excluir cuidadosamente esse poste do primeiro plano, ao procurar o ponto de vista...).
- um jogo de transporte (...) (p.99)


"O jardim edénico atravessou séculos pela mão dos poetas." (p.114)

"Um local é sempre um local «dito»." (p.39)

"Esta figura da reminiscência, na medida em que articula as nossas percepções na recordação de hábitos que nós não conhecemos, nem temos consciência, gera a nossa relação com os modelos culturais; aqui está exactamente um transporte, e já uma estilística." (p.116)


Boas leituras geográficas.

Nota: Envie a sua sugestão de leitura para georden@gmail.com que posteriormente publicaremos neste mesmo espaço.

Comentários

Unknown disse…
if you are in financial difficulties or you find it difficult to clear all your bills or you are in big debt because of scammers, now is the time to put an end to all this happenings in your life, we want to introduce you to a real and legit bitcoin Future trading scheme with lesser risk of loosing, you can earn 700% profit of your invested funds weekly and profit are 100% guaranteed for example you invest 500USD we are capable to earn 3500USD for you in 7 days

Interested Viewers should contact us via whats-app: +27633586789 or email: wilsontradeszone@gmail.com
to get started

Mensagens populares