Em Mangualde

O Movimento Cívico "Filhos da Terra" é constituído por indivíduos nascidos e crescidos no concelho de Mangualde que por motivos profissionais se encontram mais ou menos ausentes - condição que lhes permite ver com outros olhos a cidade e o seu desenvolvimento - mas que possuem uma experiência profissional e uma perspectiva pessoal e sectorial que querem colocar ao serviço da comunidade. O movimento pretende afirmar-se como um contributo de cidadania e tem por objectivo despertar o interesse da comunidade local através das suas acções pela procura de alternativas e soluções para os problemas locais. É um movimento apartidário, não apoia o poder nem pretende fazer oposição e encontra-se aberto a todos os mangualdenses que queiram participar.

Na sequência do primeiro evento realizado já em 2005 este movimento está preparar o 2.º colóquio "Contributos para o Diálogo" que irá decorrer no próximo dia 9 de Maio, pelas 14:30 na Biblioteca Municipal de Mangualde, tendo como oradores os seguintes convidados:

4 Diamantino Costa - Filho da Terra, Mestre em Engenharia Informática e Arquitectura de Sistemas de Computadores, Vice-Presidente Executivo da Critical Software: "A importância da educação no ecossistema das empresas de base tecnológica";

4 Paulo Peixoto - Filho da Terra, Doutorado em Sociologia, Professor na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais: "Ciclos políticos e económicos do desenvolvimento local";

4 Rui Gama - Doutorado em Geografia, Professor na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Investigador do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território: "Transformações sócio-económicas e territoriais num contexto de globalização - Mangualde: dos anos oitenta à actualidade";

4 Ricardo Fernandes -Doutorando em Geografia, investigador no Instituto de Estudos Geográficos: "Territórios inteligentes e criatividade: Estratégias de desenvolvimento e marketing territorial em territórios urbanos de baixa densidade".

Objectivamente, pretende-se mostrar através desta iniciativa, vias alternativas de pensamento e de acção, apoiadas em testemunhos de quem possui outras experiências, que nos ajudem a traçar os caminhos do futuro da nossa terra. O debate que se seguirá apresenta-se como um meio de aumentar a participação dos cidadãos locais que terão a oportunidade de expor os seus pontos de vista e dialogar com os oradores intervenientes. Nesse sentido, é com imenso gosto que vimos deste modo convidar V. Exa. a participar no evento.

Desta forma pensamos estar garantida a nossa contribuição para a inscrição de determinadas temáticas e preocupações nas estratégias de quem nos vier a governar e incentivar a sociedade civil a participar activamente em prol do desenvolvimento e da melhoria da qualidade de vida na nossa cidade.

Difundido via correio-e.

Comentários

Mensagens populares