Projecto iNovmap Coimbra

Clica para entrarNo passado mês de Dezembro, no dias 12 e 13, foi apresentado ao público, no VI Colóquio de Geografia de Coimbra, o novo projecto iNovmap Coimbra. Este foi desenvolvido na Universidade de Coimbra, no seio do Instituto de Estudos Geográficos e tem como objectivo produzir a mais variada cartografia interactiva, em especial, do concelho de Coimbra.
A partir do conceito de comunidades virtuais e/ou rede sociais, desenvolvido na chamada Web2.0, e apoiada na tecnologia ArcGIS-Google Maps, esta nova ferramenta cibernética desenvolve um sistema interactivo de partilha de informação de base cartográfica, que permite aos utilizadores aceder e fornecer, de forma gratuita, um conjunto de cartografia em formato .png, .kmz e .kml.

Para além disso, são, também, disponibilizadas outras ferramentas, tais como: tarefas de routing e tarefas de análise de proximidade.

Para terem uma melhor noção do que se trata, aconselho-vos a leitura do resumo do projecto de autoria de José Gomes, Rogério Coelho e Luís Miranda.

"Ensaio metodológico iNovmap, o que é?

Serviços KML para concepção e partilha de "mashups" em ambiente web2.0; Interfaces ArcGIS-Google Maps como exemplo de um novo "geoweb-paradigma": "Consumer-Generated Media" (CGM)

De José Gomes; Rogério Coelho e Luís Miranda
Instituto de Estudos Geográficos

Ler aqui.

Comentários

Mensagens populares