"Dicionário de Ciências Cartográficas", de Joaquim Alves Gaspar

Clica para aumentarDicionário de Ciências Cartográficas
Joaquim Alves Gaspar [*]

Edição: 2004
Editora: Lidel, edições técnicas
P.V.P.: Aprox. 25€
Páginas: 336


Há pouco tempo, para executar um trabalho (de ocupação de tempos livres), necessitava de ter a noção exacta dos vários tipos de cartas que existem e uma descrição detalhada de cada uma delas. Muita informação há na Internet, mas assim que encontrei este dicionário, se não estou em erro numa feira do livro, decidi comprá-lo.

“O Dicionário de Ciências Cartográficas é uma obra multidisciplinar, abrangendo temas aparentemente tão distantes como a Geodesia, os Sistemas de Informação Geográfica e a Navegação. Constitui, contudo, um elemento comum a todos eles o facto de tratarem do estudo e representação do nosso planeta, e dos fenómenos que nele se situam.” É sem dúvida um instrumento útil para a consulta por parte de alunos, professores e profissionais.

Este dicionário conta com cerca de 2000 conceitos, alguns deles acompanhados com figuras, e está organizado de acordo com as seguintes áreas científicas:
- Cartografia
- Geodesia, topografia e hidrografia
- História
- Navegação
- Geografia e Ciências da Natureza
- Ciência e Sistemas de Informação Geográfica
- Matemática, Teoria dos Erros, Metrologia e Termos Gerais

Boas leituras geográficas,

[*] Joaquim Alves Gaspar nasceu em Lisboa, em 1949. É oficial da Armada, licenciado em Ciências Militares Navais (Escola Naval), especialista em navegação marítima (HMS Dryad, Reino Unido), engenheiro hidrógrafo (Instituto Hidrográfico), Master of Science em Oceanografia Física (Naval Postgraduate School, EUA) e pós-graduado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica (ISEGI – Universidade Nova de Lisboa). Prestou serviço no Instituto Hidrográfico e foi professor na Escola Naval. É membro da Sociedade de Geografia de Lisboa.

Nota: Envie a sua sugestão de leitura para georden@gmail.com que posteriormente publicaremos neste mesmo espaço.

Comentários

Mensagens populares