Incêndios apagados, dormir descansados

Lê-se no Público de Hoje (sem link directo à notícia) que o(passo a citar) Combate aos incêndios terá pela primeira vez apoio de peritos.

Quase refeito do choque observo que: Entre as novidades destaca-se a criação de uma dezena de Equipas de Analistas de Incêndios, constituídas por três especialistas e accionadas pelo Comando Nacional de Operações de Socorro. O objectivo é que estes analistas, que deverão avaliar a evolução do fogo com base nos dados meteorológicos e topográficos, apoiem o comando nos incêndios mais complicados. Serão ainda constituídas seis ou sete Equipas de Fogos Tácticos de Supressão, que integram peritos no uso do fogo para combater os incêndios, estando legalmente habilitados a usar técnicas como o contrafogo.
Público

Eu pensava, na minha ingenuidade (pelos vistos) crónica que já seria assim. A primeira vez com o apoio de peritos? Criação de equipas de analistas? Cooperação entre entidades? Huum, agora é que vai ser…

Podemos dormir descansados.

Comentários

susemad disse…
Uau!! Também ouvi essa na rádio. E comentei logo para com os meus botões. Mais uma porrada de marmanjos especialistas em não fazer nenhum. Sim porque vão estar anos a analisar o problema e depois virão dizer que será preciso criar outras equipas para resolver o problema em si, pois afinal o problema dos fogos continua. Mas pelo menos vão mostrando trabalho... dizem eles...
Rogeriomad disse…
Se não citasses eu diria que o que estava a ler era pura ficção de uma nova série televisiva!

Função dos Analistas: A floresta estará toda a arder e eles ficam analisar... analisar... e não chegam a conclusão nenhuma... até que... "ah! Vamos telefonar aos espanhois para nos ajudar! Qual é o indicativo de Espanha? Não sei! Liga o 117 a ver se dá!"

Peritos no uso do fogo - são aqueles que fazem as festas de verão e de passagem de ano. Em vez de entreterem as pessoas, terão de entreter o Fogo!

De facto, sempre pensei que já existiam estas equipas de combate aos fogos florestais.

"Ainda bem que existe o IEFP para formar desempregados da indústria em Peritos e Analistas de Incêndios."

Ah! Que ideia a minha...
O IEFP também não funciona!

De facto, eles devem ser mesmo peritos! Esperamos...

Eu diria, também, com tantos especialistas, peritos, analistas... Espero que hajam Bombeiros no combate!
Tanto planeamento de gabinete para dps não haver bombeiros, nem meios de combate seria mau!

"Seria o Analista avaliar a situação... saber que tudo estava a erder... e de que forma estava a evoluir... e dps não conseguir fazer nada... porque os bombeiros estavam a ver a bola..."

Continuo a dizer que durmo descansado desde que nasci...

Mensagens populares