Do melhor de nós, lá para fora... que por cá ainda deve ser cedo...

O conceito de urbanismo sustentável vai tomando conta das consciências em nome do ambiente e, pouco a pouco, estratégias transversais vão sendo aplicadas no planeamento de construções mundiais. O futuro «Forwarding Dallas» será um exemplo disso nos Estados Unidos da América e a ideia é importada da Europa, mais precisamente de Portugal.


“E se um quarteirão no Texas se tornasse num modelo sustentável para o mundo, de forma a mudar a paisagem da região?” Ao responder a esta pergunta, duas empresas portuguesas – Atelier Data e MOOV, ambas de arquitectura – re-inventaram a noção de vivência urbana, e com ela, venceram a sexta edição do concurso Re:Vision Dallas.

A estrutura tem pisos diferenciados - entre quatro a 22
Filipe Vogt Rodrigues, um dos autores e arquitecto do Atelier Data, explicou ao «Ciência Hoje» que o objectivo era “substituir o parque de estacionamento [ainda] existente e idealizar um bloco que conjugasse habitação, comércio, espaço de lazer, escritórios e pequena zona agrícola comunitária”, em Dallas (EUA). No entanto, o conceito não se esgota nesse conjunto, já que o projecto teria de “mudar o ambiente urbano” e transformá-lo num lugar “de práticas sustentáveis”.

O repto foi lançado pelo grupo multifacetado Urban Re:Vision e pelo Central Dallas Community Development Corporation (CDC) e a escolha foi unânime: o «Forwarding Dallas». John Greenan, directo executivo do Central Dallas CDC, definiu-o como “o melhor trabalho que incorporasse conceitos de sustentabilidade no design da fundação”.

Mais, em CiênciaViva

O futuro está a passar por ali...

Comentários

susemad disse…
Extraordinário! Muito bom! :)
Seria fantástico acordar pela manhã e dirigir-me ao telhado para apanhar umas cenouras!:)
Um abraço!

Mensagens populares