Já estamos a regressar?


Investigadores europeus afirmam que, desde 1997, houve um pequeno acréscimo da camada do ozono. Esta convicção resultou da análise de dados atmosféricos obtidos ao longo de mais de uma década pelos satélites ERS-2 e Envisat, da Agência Espacial Europeia, e do MetOp-A, da Organização Europeia de Satélites Meteorológicos.


“Verificámos uma tendência global positiva. Houve um ligeiro aumento de um por cento por década na quantidade total de ozono”, afirmou Diego Loyola, do Centro Aeroespacial Alemão, que colaborou na realização deste estudo.

Apesar das boas notícias, os investigadores não se iludem, referindo que se trata de uma tendência nula de crescimento. “Ainda assim, esperamos ver uma recuperação significativa do ozono na estratosfera superior nos próximos anos”, afirmou Joachim Urban, da Universidade de Tecnologia Chalmers, na Suécia.

A camada de ozono não é distribuída de maneira uniforme pela atmosfera e as maiores mudanças são verificadas sobretudo nas camadas mais elevadas da estratosfera. Os dados foram recolhidos horizontalmente e não apenas de maneira vertical, o que, segundo os autores do estudo, permitiu obter medidas mais exactas.
Apesar de os dados terem demonstrado resultados positivos, também indicaram que houve uma diminuição da camada de ozono entre 1979 e 1997. “A nossa análise demonstrou um declínio do ozono estratosférico nas latitudes médias dos hemisférios Norte e Sul de sete por cento, por década, de 1979 a 1997”, referiu o investigador sueco.

Os resultados do estudo foram apresentados este mês na Conferência de Ciência Atmosférica, organizada em Barcelona, pela Agência Espacial Europeia.


Via CiênciaHoje

Comentários

Diogo disse…
Nisto da atmosfera o que me preocupa é a gripe:

O Dr. Kent Holtorf é entrevistado na Fox News sobre os sintomas e o tratamento do H1N1 (a Gripe Suína ou Gripe A). O Dr. Holtorf é um especialista em doenças infecciosas e a sua opinião sobre a vacina que está a chegar ao mercado em Outubro (de 2009) é no mínimo alarmante.


Locutor da Fox News: Você daria a vacina da Gripe A aos seus filhos?

Dr. Kent Holtorf: De forma nenhuma!


VÍDEO da entrevista legendado em português
Edward Soja disse…
Dentro da mesma temática, aconselho a leitura de "A Cidade dos Deuses Selvagens", de Isabel Allende.

E com temática não me refiro à doença em si, mas às formas que supostamente (aqui está a história do livro) levamos (alguns levam...) para a combater (as combater).

Só sairão mais ricos e conscientes os que o lerem.
E isso vai no sentido da sustentabilidade, que queremos em tudo e para tudo na vida social.

Mensagens populares