Emissões de CO2 diminuíram 3% em 2009

Um estudo da Agência Internacional de Energia (AIE), apresentado hoje em Banguecoque, revela que a crise mundial teve efeitos benéficos no meio ambiente, uma vez que provocou uma diminuição nas emissões de dióxido de carbono em três por cento durante o ano de 2009.

A redução da actividade industrial verificada desde Setembro de 2008, altura em que a recessão económica começou a ganhar forma, é apresentada como a principal causa da contracção mundial de emissões.
Esta descida é a mais significativa dos últimos 40 anos, visto que até ao momento tinha havido um aumento de três por cento, por ano, precisou Fatih Birol, economista-chefe da AIE.

Além disso, o relatório declara que um quarto desta diminuição é resultado das políticas públicas para a redução das emissões poluentes, nomeadamente as que foram lançadas nos EUA, as medidas de estímulo à eficiência energética na China e a meta da União Europeia em baixar as suas emissões até 20 por cento em 2020.

A última queda dos níveis de CO2 (1,3%) tinha sido registada em 1981, no contexto da recessão económica motivada pela crise do petróleo.

Via CiênciaHoje


Lá está: quando as coisas boas não decorrem do nosso esforço isso só pode continuar a saber a fracasso. O fim atingido é o mesmo a atingir, mas os meios do nosso empenho são ainda insuficientes para se fazerem sentir, para terem impacto. O que pode significar que, retirado o factor temporário do decréscimo de consumo de combustíveis fósseis, os mesmos meios continuarão a resultar na desgraça que temos tido: o aumento da concentração de gases nocivos para a atmosfera e suas consequências no desequilíbrio biótico de várias regiões do planeta.

Há muitas coisas que estão a mudar.
Há ainda muitas coisas mais a mudar.

Comentários

Mensagens populares