Aventura-te no PR3 "Rota da Penha"

A escadaria verde, Rogério Madeira, 2004A Zona de Turismo de Guimarães apresentará no próximo dia 11 de Maio (Domingo) o novo Percurso Pedestre com o objectivo de dinamizar o turismo cultural, de natureza e de aventura, ao mesmo tempo, que promove o pedestrianismo no concelho de Guimarães. Este novo percurso será apelidado de PR 3 “Rota da Penha” e virá complementar os percursos já implementados, o PR 1 “S. Torcato” e PR 2 “Rota da Citânia”.

Esta iniciativa surge na sequência do Plano Estratégico Nacional de Turismo (PENT) e das Orientações Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo no Norte de Portugal - Agenda Regional do Turismo, que apontam o Turismo de Natureza e de Aventura como um Produto Turístico Prioritário para o Norte de Portugal, em especial, para o Minho.

O PR3 “Rota da Penha” é qualificado como um percurso “Histórico-cultural, ambiental e paisagístico” e atinge uma distância de 8,5 km e uma duração de cerca de 3 horas. Está classificado como um percurso de nível de dificuldade baixo, onde há um desnível dos 210 m até aos 613 m.

O promotor é a Câmara Municipal de Guimarães em colaboração com a Irmandade da Penha e Turipenha. A implantação do percurso está a cargo da Ecoturismo, Montanha Viva. Está registado e homologado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.
O Beijo do Penedo, Rogério Madeira, 2004
O programa de apresentação será o seguinte:

9H30 – Concentração junto à Igreja de N. Sra. Da Consolação e Santos Passos (Campo da Feira)

10H30 – Pausa para café

11H00 – Visita guiada a uma parte do Percurso, com partida junto ao Monumento de homenagem a Gago Coutinho e Sacadura Cabral (Penedo da Águia)

A caminhada estará aberta a todos os que queiram participar.

Recorde-se que a inauguração do percurso está inserida no programa do “1º Circuito Nacional de Atletismo de Montanha – 1ª Corrida Montanha da Penha”, integrada na “5ª Taça de Portugal de Corrida de Montanha”.


+ info

Comentários

Rogeriomad disse…
Falta-me calçado confortável, mas "EU VOU"... ou será "EU IREI"?
Anónimo disse…
Eu não vou, mas aconselho.
Esta zona é muito bonita e muito agradável para caminhadas!
Rogeriomad disse…
Amanhã eu lá estarei.
Faltam-me umas sapatilhas ou botas de jeito, mas lá estarei prontinho para partir às 09h30.

Para quem não sabe e quer ir...
Igreja da Consolação e Santos Passos é a Igreja de S. Gualter, aquela que tem um enorme jardim na parte da frente e que termina numa rotunda...

Penso eu... ;)

Até amanhã.

Rogério

Mensagens populares