Azonet - Açores no estudo das alterações climáticas

No passado dia 27 de Setembro do corrente ano, o docente do departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, Paulo Fialho, em palestra integrada nas Jornadas sobre Mudança Global organizadas pelo Comité da Comunidade Nacional para a Mudança Global, demonstrou a importância da localização do arquipélago dos Açores para o estudo das alterações climáticas mundiais.


Com o titulo de “Azonet - AZores Observation NETwork. Porquê apostar num supersite em Portugal?”, Paulo Fialho chamou a atenção para a localização privilegiada do Arquipélago dos Açores no Atlântico Norte, localização que se assume de elevada importância no contexto mundial para a monitorização atmosférica, dando especial relevo ao potencial do topo da montanha do Pico para o estudo dos mecanismos de reacção química e transporte sobre a região do Atlântico Norte Central.


Montanha do Pico (Ilha do Pico - Açores)

Actualmente a rede de estações Azonet trabalha parceria com o Instituto de Meteorologia e é constituída por três estações localizadas na ilha Terceira e uma na montanha do Pico, que monitorizam a presença na atmosfera de dióxido de carbono, ozono, monóxido de carbono ou hidrocarbonetos, entre outros, a radiação solar e a meteorologia clássica.


"O objectivo destas estações é a monitorização dos constituintes da atmosfera em áreas remotas, nomeadamente o transporte de poluição intercontinental, por exemplo entre o continente americano e o europeu”, Paulo Fialho, em declarações ao DI.

Diário Insular|AZORESdigital


Comentários

Mensagens populares