Amanhã: Passeio Pedestre em Cacela (Algarve)

Autor Desconhecido, s.d.Uma viagem no tempo observando rochas e fósseis em torno de Cacela
Com o geólogo Hélder Pereira
15 de Setembro

A time travel observing rocks and fossils around Cacela
With the geologist Hélder Pereira
15 de Setembro


"A Jazida fossilífera de Cacela, de reconhecido valor científico e patrimonial, localiza-se na extremidade nascente do Parque Natural da Ria Formosa e está sobretudo exposta nas margens da ribeira de Cacela situada a nascente de Cacela Velha. Ali afloram rochas sedimentares do Miocénico superior, com cerca de 7-9 milhões de anos (Ma), em que ocorre uma grande diversidade de fósseis de moluscos, bivalves e gastrópodes em excelente estado de conservação.
A presença de fósseis de espécies típicas de águas quentes indica que a região de Cacela há cerca de 7-9 Ma seria banhada por águas mais quentes do que as actuais, com temperaturas semelhantes às encontradas hoje nas regiões tropicais. Um percurso em torno da região de Cacela irá permitir realizar uma viagem no tempo recuando alguns milhões de anos atrás.

Passos Contados... porque os caminhos e os lugares contam estórias – a fonte da moura, o forno para cozer a cal, sinais dos romanos, árabes e outros povos – e ouvi-las passo a passo, conduzidos pela voz de guias especializados (cientistas ou detentores de saberes particulares), é o desafio destes percursos.
O ciclo anual de passeios pedestres temáticos no concelho de Vila Real de Santo António e especialmente em Cacela, é uma proposta do Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela / Câmara Municipal de Vila Real de Santo António. Nesta primeira edição vamos à descoberta dos últimos barcos de Cacela, de plantas medicinais e aromáticas no sopé da serra, de fontes, canhas e noras nas hortas do barrocal, das marcas do passado em Cacela Velha, das arquitecturas do Algarve rural e finalmente de fósseis na ribeira de Cacela (ver programa para 2007)."

Informações

Ponto Encontro (Meeting point): 9:30 nem Cacela Velha.
Deverá trazer merenda, cantil com água, calçado confortável, roupa leve e apropriada, chapéu e protector solar.
A organização reserva-se o direito de anular a realização do percurso caso se verifiquem condições climatéricas adversas.

Inscrições

Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela
Antiga Escola Primária de Santa Rita
Tel. / Fax: 281 952600
ciipcacela@gmail.com
http://www.ciip-cacela.blogspot.com/

As participações são gratuitas e limitadas. Inscreva-se com antecedência, deixando o seu nome e contacto.

Organização
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela Velha

Apoio
PROALGARVE

Participe e divulgue!


Difundido via e-mail

Comentários

Mensagens populares