Livros e achados

Como sugestão inicial, o lançamento de uma obra do historiador e professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade Nova de Lisboa, João Medina, intitulado “Portuguesismo(s) – Acerca da Identidade Nacional”. O próprio, em entrevista ao Público, refere que o português, ou melhor PORTUGAL, já não viaja “antes andávamos a naufragar longe, ao largo de Moçambique ou na Indochina. Agora naufragámos aqui, no mar da palha, em frente à cidade de onde antes partimos…” Para ler e reflectir.

O achado é uma pérola, uma curiosidade, um mundo legado, que não estando muito longe (temporalmente), já não é o nosso. Trata-se de “ O Mundo em Números” de Artur Parreira, lançado em 1971, com a chancela Editorial Verbo (colecção RTP).As capas da colecção são lindas!
No capítulo dedicado à Europa, encontramos Portugal… no seu cantinho.
Alguns dados curiosos: Produto Nacional Bruto per capita- 500 dólares;Tractores- 21000;adubos por Hectare-37kg;População activa- 3 086 000; 33,4% na Agricultura e 33,95 na indústria, por exemplo.
Encontramos dados e estatísticas de todo o mundo, num misto de curiosidades e factos; um pouco de Geografia e História, num livro de bolso, acessível a todos. Num alfarrabista perto de si!
O número “ ao lado da palavra, foi um instrumento precioso de desenvolvimento das civilizações, balizando os domínios da actividade humana…”

Comentários

Rogeriomad disse…
Queres encontrar novas pérolas.
Aparece na Feira das Velharias de Guimarães.
Realiza-se na primeira semana de cada mês.

Antes tinha várias bancas com livros interessantes e muito antigos.
Não sei como está agora.

Aparece por lá um dia destes.
Acorda às 05h00 da madrugada e dá um saltinho ao Centro Histórico de Guimarães.

Abraço

Mensagens populares