Como já sabíamos...

São Paulo, 26 feb (EFECOM).

O professor de Antropologia inglês David Harvey diz que a crise internacional está a fomentar o nacionalismo político e é da opinião de que Grécia deve abandonar o Euro para controlar a sua política monetária e combater a recessão, numa entrevista difundida hoje pela imprensa brasileira.

"Não é só a direita que está a crescer, mas todo o movimento nacionalista, que também existe na esquerda. Uma das respostas políticas é tentar cortar as amarras à globalização e procurar um programa de autonomia e de autodeterminaçãon local, buscas que estão à esquerda e à direita", disse Harvey nuna entrevista ao diário "Folha de São Paulo".

O geógrafo, que lecciona na Universidade da Cidade de Nova Iorque, assinalou que este aumento do nacionalismo traz o risco de incrementar as tensões, ainda que descarte conflitos como as grandes guerras do século passado.

"Gerará mais tensõe, conflitos militares regionais, mas não o tipo de guerras dos anos 40", disse o estudioso, conhecido defensor do conceito do direito à cidade.

A seu ver, "as crises não são acidentais. São fundamentais para o funcionamiento do capitalismo. O capital não resolve as crises, transfere-as de um lugar para outro".


Ler +
(em Castelhano)

Comentários

Mensagens populares