"Corrupção e os Portugueses" de Luís de Sousa e João Triães

Clica para aumentarCorrupção e os Portugueses: Atitudes, Práticas e Valores
Luís de Sousa [1] e João Triães [2]
(org.)

Participação: António Pedro Dores, Carlos Jalali e José M. Magone
Prefácio: Maria José Morgado

Edição: Outubro/2008
Colecção: MAIS ACTUAL
Editora: RCP Edições

P.V.P.: Aprox. 16.50€
Páginas: 220



"O que pensam os cidadãos sobre a corrupção? Que avaliações fazem do combate à corrupção e do seu próprio desempenho nessa luta? Quais os factores que fazem aumentar ou diminuir as percep-ções de corrupção? Qual o impacto da educação nas percepções dos indivíduos sobre corrupção? Qual o grau de importância da cor-rupção em relação a outros temas?
Estas são algumas das questões tratadas por cinco investigadores universitários a partir das respostas dos portugueses no âmbito de um trabalho científico de longo fôlego, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, denominado de “Corrupção e Ética em Democracia: O Caso de Portugal”.
A análise de um dos mais importantes fenómenos da actualidade, ilustrada com exemplos e resultados de estudos nacionais e inter-nacionais, inclui ainda uma reflexão sobre o papel e os efeitos dos media no combate à corrupção.
Os portugueses condenam a corrupção enquanto suborno ou extor-são, mas toleram as suas manifestações mais cinzentas. Somos o país do ‘puxar os cordelinhos’?"

O seu lançamento será no dia 16 de Outubro de 2008 (Quinta-feira), pelas 15h30, no Auditório Afonso de Barros - Ala Autónoma do ISCTE (Av. das Forças Armadas, Lisboa).
Luís de Sousa e João Triães organizaram a Obra, em que também participam António Pedro Dores, Carlos Jalali e José M. Magone.
A Obra será apresentada por Maria José Morgado.

Clica para aumentar
[1] Luís de Sousa
Politólogo e Investigador do ISCTE. Doutorado em Ciências Sociais e Políticas pelo Instituto Universitário Europeu de Florença. Fundou a Ancorage-Net e criou o Observatório de Ética na Vida Pública. Foi orador convidado em várias universidades estrangeiras e tem várias publicações sobre corrupção, políticas de controlo à corrupção e financiamen-to político.

[2] João Triães
Licenciado em Sociologia e Pós-Graduado em Economia e Políticas Públicas pelo ISCTE. Foi investigador da Ancora-ge-Net e do Observatório de Ética na Vida Pública e de projectos sobre financiamento político e de controlo da cor-rupção realizados pelo CIES-ISCTE junto da Entidade das Contas e dos Financiamentos Políticos e do DCIAP.


Notas
Esta sugestão de leitura e convite foi-nos enviado por Rui Costa Pinto.
Envie a sua sugestão de leitura para georden@gmail.com que posteriormente publicaremos neste mesmo espaço.

Comentários

Mensagens populares