Às voltas com as Páginas Amarelas



Quem não pegou já num daqueles pesados volumes que nos diziam para "irmos pelos nossos dedos"?
Quantos estudos não terão já recorrido às Páginas Amarelas? Até que ponto são credíveis, representativos e úteis? Quais as suas limitações?

Ultimamente (e cá em casa passa-se o mesmo) tenho reparado que as últimas edições em papel desse famoso livro não são nem do ano passado, nem do anterior. Será que está relacionado com a nova possibilidade electrónica?
As Páginas Amarelas disponibilizam (não mencionam há quanto tempo...) os seus serviços pela internet (entre outros meios). Lê-se na página da empresa:

"Com uma actualização diária, as Páginas Amarelas na Internet são a forma mais dinâmica de consultar contactos existentes na base de dados nacional. Este acesso à informação da Páginas Amarelas SA é, na verdade, um dos mais interessantes meios de promoção de informações comerciais, registando mais de 6 milhões de pesquisas mensais."

O site de pesquisa está aqui. O directório PAi consiste numa catalogação dos serviços por grandes sectores de actividade que se subdividem em campos mais específicos, até chegarmos ao que pretendemos. A parte da catalogação é sempre importante, quando há todo um mundo em bruto à nossa frente. (E como isto é válido para muita coisa, também alguns problemas poderão decorrer daí. Neste particular não vamos apontar dedos...)

Numa aturada busca sobre um determinado sector, que estive a fazer durante cerca de 2 horas, pude ficar com a ideia de que o serviço é muito útil. Para localizar as empresas, instituições ou outras entidades, entenda-se. O site recorre à plataforma TeleAtlas e chega bem para a finalidade proposta: localizar aquela loja, aquele instituto...

Aspecto negativo é a escassa informação por parte das entidades comerciais e de serviços, públicas ou privadas. O que nos faz perguntar se - sempre tendo em vista o alcance que pretendem atingir, ou seja a sua "área de influência" - não optarão por outros meios para se darem a conhecer.

E, já o sabíamos desde o começo, a melhor forma de conhecermos é sempre fazer uma visita ao estabelecimento em si.

Comentários

Mensagens populares