Aí está ela.
Aprovada na Comissão Europeia.
Agora, "quem cultivar, reproduzir ou trocar sementes que não tenham sido registadas, testadas e aprovadas pela nova agência* incorre em
acto ilegal".
Pronto.
É tão-só isto.
Vamos ver o que é que vai acontecer agora.
* uma nova agência a criar: algo como Agência de [e não Para a] Variedade de Plantas da União Europeia.
Saber mais aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui...
"O capitalismo generalizado não pode deixar de destruir o planeta tal como destruiu a sociedade e tudo o que é colectivo."
Serge Latouche

2 comentários:
A Comissão Europeia está a ir longe demais. Isto é orweliano!
É motivo para dizer: que se lixe a Comissão Europeia!
Existem muitas formas de dizer NÃO a isto. Uma delas é desobedecer.
Bem, há duas questões que me parecem prementes no caso:
1 - não devíamos precisar de desobedecer: uma lei que não representa a vontade e a prática comuns é aberrante e deve ser eliminada: é o senso comum aplicado que legisla, não os interesses particulares deste ou daquela, no caso, empresas e seus sequazes.
2 - enquanto andarmos a desobedecer - e não duvido que muitas formas teremos de o fazer, incluindo formas que ainda teremos de inventar (mas não "sacar" de um qualquer laboratório, a não ser o das ideias) - as sementes das empresas - que é disso que se trata, se não qual é o ganho de leis como esta? - vão proliferar: qualquer pessoa que não disponha de sementes terá de as comprar numa loja e - adivinhamos! - lá estarão apenas essas.
E essa é uma batalha que, mesmo durante a luta, já estaremos a perder à partida.
Obrigado pelo comentário e suscitar a discussão.
Enviar um comentário