Comunicado do MCLT

CIDADÃOS QUEREM CLASSIFICAÇÃO DA LINHA DO TUA COMO PATRIMÓNIO DE INTERESSE NACIONAL

Um conjunto de cidadãos que tem vindo a lutar pela preservação e classificação da Linha do Tua, assim como personalidades do meio cultural, artístico, académico, científico, ambientalista e político, vai entregar no IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico), o requerimento inicial com vista à abertura do processo de classificação da Linha Ferroviária do Tua como Património de Interesse Nacional, sustentado na Lei nº 107/2001de 8 de Setembro (Lei de Bases do Património Cultural).

A Linha do Tua, via métrica com mais de 120 anos, implantada nas arribas do Vale do Tua, merece, segundo os requerentes, a classificação como Património de Interesse Nacional, não só pelo papel histórico que desempenhou e pela obra-prima de engenharia portuguesa que constitui, mas também, e ainda, como exemplar único do património ferroviário e industrial do nosso país. Os requerentes consideram ainda que este património tem elevado potencial para o desenvolvimento turístico para a região.

Os subscritores deste documento convidam os senhores jornalistas para estarem presentes na entrega deste requerimento ao presidente do IGESPAR (Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa), na próxima sexta-feira, dia 26 de Março, pelas 11.00h, momento em que será divulgado o nome dos subscritores.

Lisboa, 24 de Março de 2010

Movimento Cívico pela Linha do Tua

Comentários

Daniel Pereira disse…
eles já estão a destruir a linha : as obras começaram em janeiro http://alinhaetua.blogspot.com/2010/01/destruicao-ja-comecou.html
Edward Soja disse…
Parece mentira. Mas é só mais uma verdade que nos vai cavando por dentro. Pelas costas. Divididos.

Mensagens populares