Andanças

Clicar para dançar13.º Festival Internacional de Danças Populares
04 a 10 de Agosto de 2008
Carvalhais, S. Pedro do Sul (Viseu)

Aqui está uma boa sugestão para quem ainda não sabe o que fazer nas suas férias. Para além da sua componente artística (música e dança popular), este festival promoverá, também, um modo de vida mais saudável e sustentável, o denominado Eco-Andanças.
"Nasceu da tentativa de diminuir o impacto ambiental do Festival, mas na verdade excede-a em muito ao sugerir modos de estar que podem ser adoptados no dia-a-dia dos participantes", entre os quais se transcrevem:

:: Almoço solar
Este ano teremos oficinas de culinária... solar! Como se pretende que estas oficinas sejam saboreadas, a participação estará sujeita a inscrição e limitada a 12 pessoas.

::Redução e reutilização
A extraordinária adesão dos participantes à caneca-Andanças converteu-a num item hoje essencial no Festival, animando-nos a promover um “descartável-zero” em 2008. O único plástico a entrar no recinto será o das garrafas de água que os participantes decidam levar por sua conta: pedimo-vos que reutilizem a vossa garrafa utilizando os pontos de água que este ano multiplicámos e tornámos mais acessíveis.
Quanto à cantina, mantêm-se os descontos para quem levar os seus próprios pratos e talheres, os quais podem ser lavados no lava-louças comunitário e gratuitamente guardados no Pratário entre refeições.
Agradecemos a vossa colaboração na utilização dos ecopontos e na redução dos consumos de água e energia. Os objectivos da utilização de recursos renováveis e de eficiência energética são prioridades num esforço onde é tão indispensável pensar novas estratégias de gestão do Festival, como em novas atitudes individuais.
Os resíduos orgânicos da Cantina são utilizados para compostagem: parte dos legumes consumidos na Cantina provêm de agricultura biológica que utilizou composto produzido a partir de resíduos da edição Andanças 2007.


:: Iniciativas de demonstração da utilização de energias limpas
Este ano duas das viaturas utilizadas pelos voluntários da organização serão carros eléctricos.

:: Eco-conversas
Acontecem depois de almoço e são dedicadas às questões energéticas.

:: TShirts justas
Sabemos que alguns participantes gostam de levar para casa o logotipo Andanças como lembrança de um festival bem passado, pelo que tem sido hábito ter no Festival t-shirts à venda. Como não nos agrada contribuir para um consumismo puro e duro, este ano teremos à venda apenas t-shirts Comércio Justo. E vamos ainda mais longe: convidamos esses participantes a levar para o Andanças uma t-shirt que já possuam, sobre a qual colocarão, com a nossa ajuda, o logotipo da edição deste ano!

Retirado originalmente do site PédeXumbo

Comentários

Mensagens populares