"A Paisagem é uma Arquitectura?"

Foto de Christian Oevermann, 2006Gostaria de lançar o debate online aqui no GEORDEN de acordo com a afirmação "A Paisagem é uma arquitectura!" da Arq.ª Paisagista Aurora Carapinha, durante o Seminário "Para que serve a Arquitectura?"

De facto esta afirmação leva-me a outra, "A Paisagem é uma Geografia". Estas duas afirmações têm muito que se lhe diga. Para mim, a Paisagem é tudo o que se vê a olho nu e tudo aquilo que não se vê. Tudo o que se encontra na paisagem mas que não é perceptivel à retina dos nossos olhos também deverá ser considerado paisagem. A vida animal, os habitats naturais, as relações humanas que por vezes se confundem na paisagem também são paisagem.

Por um lado, Até que ponto devemos afirmar que "A paisagem é uma arquitectura"?
Será que não estamos a limitar a verdadeira dimensão do conceito de Paisagem? A Paisagem não será algo mais que uma Arquitectura?
E por outro lado, haverá uma Arquitectura da Paisagem? Sendo toda esta considerada como uma Arquitectura?

Gostaria que transmitissem a vossa opinião acerca deste assunto. Podem fazê-lo via e-mail georden@gmail.com (assinado ou anonimamente) para futura publicação no blogue, ou através do espaço de comentários.

Melhores cumprimentos,

Roger

Comentários

Mensagens populares