Pegada Humana em Mapa


A Sociedade para a Conservação para a Vida Selvagem e o Centro para a Rede Internacional de Informação Científica da Terra uniram esforços na Universidade de Columbia para sistematizar e medir a influência do Homem na superfície da Terra. Apresentam-nos o resultado num mapa que podemos ver na ligação a que a imagem acima conduz.

Portugal, como se vê no pormenor, está cheio de manchas negras. E depois, ampliando, percebemos a negra faixa litoral de que muito parecemos orgulhar-nos. Poderemos pensar que até "nem está mal" atendendo a que muitas das suas paisagens ainda nos fascinam, e que "temos vivido mais ou menos... razoavelmente". Mas serve apenas para nos lembrar de que as paisagens, mesmo com elementos da Natureza, são já o resultado cumulativo da acção histórica do Homem.

Que impactos têm estes desequilíbrios?, Estas concentrações de "impactos"?
Também à luz destas questões devemos analisar as disfuncionalidades que vamos observando por aí.

Comentários

Daniel Pereira disse…
Daquí a 6 mêses digo-te :P
Susana Nunes disse…
Bastante interessante esta iniciativa. O que mais me impressionou foi mesmo o mapa mundi... Aí sim nos apercebemos que o nosso país, mesmo não sendo super desenvolvido, está mais do lado das manchas vermelhas e negras do que das zonas verdes.
Edward Soja disse…
Olá, Susana.

Exacto.
E nós somos os principais responsáveis pela delapidação dos recursos.

Quem sabe quando o turismo for mais consciente e se fizer ouvir (por turistas mais conscientes, isso sim) não aprendamos a destruir as paisagens e os lugares onde queremos a tão almejada qualidade de vida (ambiental, evidentemente, incluída).

Volta sempre.

Mensagens populares