Passos Contados

Clica para contares os passosPróximo passeio de interpretação da paisagem "Passos Contados" será no dia 21 de Junho, com o percurso:

Quintas, pomares e hortas do Barrocal
Farms and orchards of the Barrocal
Com as arquitectas Marta Santos e Marta Almeida
21 de Junho /June 21st
Ponto Encontro: 9H30 em Santa Rita


"Ao Barrocal Algarvio correspondeu um povoamento diferenciado nas formas de habitar em relação à serra e ao litoral. Caracterizado pela dispersão dos núcleos familiares, a organização dos conjuntos edificados e a estrutura da propriedade foi favorecida pela exploração agrícola. Largas, planas e regulares, em encostas perto de ribeiras, as propriedades com paisagem arborizada e solos férteis beneficiaram o sequeiro e o regadio associado aos engenhos hidráulicos – noras, aquedutos, tanques, levadas – que garantiram a manutenção de hortas e pomares. A organização dos conjuntos edificados, os modelos arquitectónicos e sistemas construtivos testemunham vivências e costumes, que descobriremos num percurso pelas quintas, pomares e hortas do Barrocal.

Passos Contados... porque os caminhos, os lugares contam estórias. O Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela / CMVRSA propõe este ano novas experiências de interpretação e descodificação das paisagens culturais do sotavento algarvio. Nesta segunda edição vamos à descoberta de plantas medicinais e aromáticas, da fauna e flora da Ria Formosa; atravessaremos quintas, hortas e pomares no barrocal; conheceremos saberes-fazeres da serra, testemunhos megalíticos em Cacela, e memórias da pesca e indústria conserveira em Vila Real de Santo António."

Clica aqui para visualizar o programa do "Passos Contados".

Informações
Deverá trazer merenda, cantil com água, calçado confortável, roupa leve e apropriada, chapéu e protector solar. Sugerimos que traga também um pequeno bloco de notas, lápis e binóculos. A organização reserva-se o direito de anular a realização do percurso caso se verifiquem condições climatéricas adversas.

Inscrições
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela
Antiga Escola Primária de Santa Rita
Tel. / Fax: 281 952600
ciipcacela@gmail.com
www.ciip-cacela.blogspot.com
As participações são gratuitas e limitadas.

Inscreva-se com antecedência, deixando o seu nome e contacto.

Organização
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela Velha

Comentários

Anónimo disse…
Eu não participei nos dois que já se realizaram, mas quem foi ao último gostou imenso e disse que ia fazer os próximmos. Este que referes aqui também deve ser muito bom, para além do passeio aprende-se sempre imenso.

Boa sugestão!

Mensagens populares