Albufeira mete água... de novo!

Foto de d.r. em Barlavento OnlineOlá a todos.


Como já devem saber, a baixa da cidade de Albufeira acordou novamente inundada! Isto já não é novidade para ninguém, qualquer algarvio sabe que o centro de Albufeira está construído numa área muito sensível, em especial, sob a bacia hidrográfica de um curso de água, chamado ribeira de Albufeira (corrigem-me se estiver enganado!) e entre arribas que sofrem da acção erosiva do mar (talvez, mais do homem do que, propriamente, do mar).

Albufeira candidatou-se ao programa Polis e fez muito bem…
Não vou descrever o objectivo deste programa, nem da intervenção efectuada e/ou a efectuar, mas deixo-vos a ligação onde podem consultar todos os pormenores do Programa Polis – Albufeira.

Tendo em conta o que aconteceu nesta madrugada, gostaria apenas destacar um objectivo:
“i) Articular este plano com as outras acções em curso nas áreas que lhe são adjacentes, nomeadamente no que respeita a drenagem de águas pluviais e domésticas, infraestruturas eléctricas e outras;”

Sem dúvida nenhuma que este objectivo é mesmo o último a ser concretizado!
Primeiro as obras de fachada, depois as obras de fundo…
Faz-me lembrar quando uma autarquia coloca novo piso numa estrada e passado 1 mês esburaca-a toda para colocar a rede de esgotos e saneamento básico.
Meus amigos…

Mas continuando…
Não se preocupem que os responsáveis autárquicos estão atentos…
Todas as cheias que têm acontecido estavam previstas pela autarquia.

Para os mais desatentos, cito um artigo de 3 de Dezembro de 2007, publicado no jornal Barlavento, com alguns comentários meus:
Obras para resolver cheias na Baixa de Albufeira começam em 2008
"As obras de separação das redes unitárias de águas residuais domésticas e pluviais nas ruas Cândido dos Reis e 5 de Outubro, na Baixa de Albufeira, só vão começar em Outubro de 2008…"
Porque começam só em Outubro? Tendo em conta a urgência da intervenção a efectuar, suponho que só comecem em Outubro para não afectar a vida aos milhares de turistas que visitam a capital do turismo nacional na época balnear e, claro, para não se perder o "negócio da formiga" (ganhar de Verão, para hibernar de Inverno). Afinal, não serviu da nada, pois o "negócio foi por água abaixo"... destruindo todo o formigueiro comerciante!
Em Outubro começam as obras e o presidente é considerado herói municipal, porque soube responder de pronto! (uma coisa que já estava prevista há quase um ano).
Ahah Sou mesmo ridículo a interpretar as coisas, mas gosto de o ser…

“Acrescendo ao facto do centro de Albufeira ser uma zona baixa e de inundações frequentes, a condução das águas residuais domésticas e pluviais era feita por condutas unitárias, sem separação dessas águas.”
Acerca deste assunto lembro-me quando um programa de TV foi, no Verão, a Albufeira. Estavam à conversa com o repórter um grupo de pescadores, de um lado, e um vereador da Câmara, não me lembro qual, do outro. Como já passou algum tempo e não gravei o programa, vou descrever o discurso de uma forma fictícia, mas parecida ao real:
- Gostam das obras do Polis?
- Estão bonitas, mas é para inglês ver. Para nós, habitantes desta terra, não servem de nada!
- Então, porque dizem isto?
Na conversa entra um senhor mais entendido na matéria e fala das intervenções urbanísticas:
- Vamos esperar para ver, mas é certo que continuaremos com cheias à porta de casa. E sabe porquê? Está a ver a dimensão daquele cano? Não tem a dimensão para escoar todas as águas que esta zona recebe das chuvas.
- Sr. Vereador concorda com esta opinião?
- Claro que não. Todas a obras que estão a ser feitas, foram programadas da melhor forma e iremos executá-las com tempo e na melhor qualidade técnica possível.

Na altura fartei-me de rir e hoje recordo-me como os pescadores tinham razão!

Continuando…

Ainda na tentativa de melhorar o problema das cheias, está neste momento a decorrer uma auditoria, a pedido da autarquia, coordenada por João Levy, do Instituto Superior Técnico, no sentido de se efectuar um estudo rigoroso relativamente às infra-estruturas colocadas no âmbito do Programa Polis, para se apurar se, de facto, existem dificuldades que não foram previstas ou mesmo erros de projecto ou execução.”
Pelo que tenho visto, não seria necessário chamar o ISTécnico para tal, bastava consultar a população, os mais velhos, pois sempre que os vejo a falar só saem palavras sábias.
Parece-me óbvio que o projecto tem erros, erros de quem programou no gabinete, ou então, é mesmo má qualidade da equipa projectista…

No mesmo artigo:
“Quem acha que as obras pecam pela demora é José Vieira, proprietário do bar «Marmota», situado na Rua Cândido dos Reis. «Acho que deviam ter sido feitas há mais de 10 anos. A cidade cresceu e não foi feito nada para resolver a situação. Todos os anos temos cheias e inundações e estas obras fazem falta», disse ao «barlavento».
Quando dizem cheias em Albufeira, os técnicos devem associar cheias de turistas e não de água. Daí as obras demorarem…

Deixo-vos ainda outro artigo para lerem:
Polis Albufeira iniciou construção do Emissário Pluvial Submarino junto à praia
17 de Setembro de 2008

O que é isto de Emissário Pluvial Submarino?
É um sistema pluvial que tentará evitar as inundações na baixa de Albufeira.
E, já vem tarde, mais uma vez…

Vamos lá ver se será desta que se resolvem todos estes problemas:
“Desidério Silva, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, já tinha revelado ao «barlavento» que considera a infra-estrutura «um grande investimento para acabar, de uma vez por todas, com o problema da acumulação das águas pluviais, naquela zona», e consequentes inundações, as quais têm sido motivo para queixas de comerciantes e moradores.”

Estaremos atentos…

Comentários

Rogeriomad disse…
Deixo-vos também outro artigo relacionado, publicado agora mesmo:
"Inundações em Albufeira e Carvoeiro obrigaram a descargas de esgotos para o mar"
http://www.barlavento.online.pt/index.php/noticia?id=27222

Vi algures um slogan de Albufeira:
"Albufeira todo o ano"
...
"Albufeira cheias todo o ano" parece-me o ideal!
De Verão, cheias de pessoas...
De Inverno, cheias de água...

:P
Anónimo disse…
pois...n é só na América que a Mãe Natureza faz das suas!! Mas lá não há obras que resistam, se aqui há e não são realizadas...é porque não há meios...só há mm pro TGV!
Edward Soja disse…
Muito bom, o artigo!

Nota-se mesmo quando estamos por dentro do assunto! E o resto é conversa e areia para os olhos.

Mensagens populares