Portugal soma e segue

O director do Parque Natural sacode a responsabilidade para a autarquia. O presidente da câmara diz-se impotente para travar a obra. O que é certo é que está já em construção, em plenas dunas da praia Suave Mar, uma casa com dois pisos.
A Câmara Municipal de Esposende licenciou a construção de uma moradia em plenas dunas da praia Suave Mar, a mais importante do concelho. O licenciamento, segundo a autarquia e a direcção do Parque Natural do Litoral Norte (PNLN), não viola o Plano Director Municipal, nem as regras definidas no Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC), mas o que é certo é que a empreitada é considerada por vários sectores davida política local e estruturas ambientais como "um verdadeiro atentado" à conservação do cordão dunar, protegido desde 1987. (...)
[O] local foi alvo de protecção por parte do PNLN. A construção obriga à remoção de toneladas de areia, que integravam a zona dunar. O local tinha sido, ainda há pouco tempo, alvo de protecção por parte do PNLN, com a preservação da vegetação natural e o encerramento da zona ao pisoteio. (...)
Fonte

Esta é a notícia veiculada pelas grandes agências. No caso, à nossa escala.
Mas por exemplo, no rigor da independência e objectividade consagradas pelos seus códigos dontológicos, não podem fazer comentários gritantes e urgentes como o seguinte:
Os estretegas do assunto mexem os cordelinhos, com conhecimento de causa, ou seja, sabendo que é contrário ao predisposto "não sabem em quê", ou hão-de vir a ser notificados pelas autoridades (outras, claro; ou então, as próprias, que isso faz parte do jogo!) e que "afinal, as obras vão ter de parar", ou "vão ser embargadas". (Depois de o mal estar feito, como no caso dos sobreiros...)
À semelhança do autarca corrupto modelo da
Vila Nova da Rabona, andam a roubar aos contribuintes e a destruir o erário público. Como? Com as indemnizações, previstas na lei. É assim que se faz. Aprenda quem ainda for novato nestas andanças!

Comentários

Mensagens populares