O CARNAVAL ou o entrudo de Portugal na Europa

Hoje (e ontem) é um bom dia para Portugal se disfarçar de Europa e sair à rua. Sempre me interroguei sobre a razão pela qual nem se pensa em fazer referendos sobre a questão Europeia, p.e relativamente à constituição. Será porque ninguém faz a mais pequena ideia do que seja e onde fica essa Europa? Onde fica?

Portugal enquistado no cantinho mais a ocidente da Europa, sempre viu o mar. Do outro lado Espanha. Nem pensar. Afonso Henriques, esse grande Franciú, perdão, português, após uma porrada de chatisses com a família só teve olhinhos para sul. Mais tarde, nas descobertas nem com o novo mundo quisemos alguma coisa com a Espanha ou essa tal de… Europa. As famosas viagens de conhecimento que qualquer europeu nobre ou erudito tinha que fazer no sécXVII e XVIII, eram para vadios como esse Lord Byron que ficou embasbacado com o exotismo e os bigodes femininos aqui do cantinho.
Já no sécXIX, quando Teodora, esposa de Calisto Elói( A queda de um Anjo de Camilo), vai a Lisboa à procura do marido e lhe dizem que foi em viagem à Europa, ela pergunta, colérica: Onde é a Europa?
Edmund White, a páginas tantas, na sua obra Paris, os passeios de um Flâneur, refere relativamente aos direitos das mulheres em França em comparação com outros países isto:E, ainda hoje (ano 1999/2000), a percentagem de mulheres em altos cargos governamentais ou posições executivas é menor que qualquer pais Europeu, incluindo Portugal. Estão e ver a coisa: incluindo Portugal!!!!

Dados recentes do EUROSTAT , com direito a exposição nos média, revelam que a Europa fica longe, mais longe do que se pensa. Parece que estamos em 18º lugar (dados de 2004) no PIB per capita, atrás de… Chipre, R.Checa, p.e. Membros recentes. Em termos regionais, tendo em conta a média Europeia, a região Norte apresenta um PIB per capita de cerca 58% desse valor médio e, a única região acima é Lisboa com 105,8%. Londres apresenta 303%. O desemprego aumentou e 14% dos que trabalham vivem abaixo do limiar de pobreza.

Como diria AL CAPONE: em que rua fica a EUROPA?

Comentários

Mensagens populares