EXPOSIÇÃO PROGRAMA POLIS - VIVER AS CIDADES - Pavilhão de Portugal

"O Gabinete Coordenador do Programa Polis e a Parque Expo´98, estão a organizar uma exposição de âmbito nacional sobre o desenvolvimento das diversas intervenções do Programa Polis.
Com a aproximação da conclusão de parte significativa as intervenções Polis, no âmbito do terceiro quadro comunitário de apoio (QCA III), faz sentido a realização de uma exposição sobre as acções realizadas em 39 cidades, alertando as populações para a importância que o Programa Polis tem no reforço e consolidação de um sistema urbano equilibrado, em termos nacionais. A exposição tem por objectivo a divulgação das medidas implementadas a todos os níveis, quer aquelas que se materializaram em obras, quer as que se centraram em estudos e planeamento, deixando um legado de instrumentos de gestão territorial que promovem futuras intervenções nas vertentes urbanística e ambiental, melhorando a atractividade e competitividade dos pólos urbanos, em consonância com os pressupostos definidos no Polis.
Paralelamente à Exposição será realizado um ciclo de conferências subordinado aos grandes temas que compõem a exposição: Valorização Ambiental, Requalificação Urbana e Mobilidade.
As conferências são todas às 18h e nos seguintes dias:
21 de Fevereiro - "Cidades" _ Nuno Portas

28 de Fevereiro - "Cidade e o Campo" _ Graça Saraiva
7 de Março - "Requalificação Urbana" _ Manuel Salgado
14 de Março - "Valorização Ambiental"_ Teresa Andersen
21 de Março - "Mobilidade" _ Fernando Nunes da Silva
28 de Março - " Histórias da Cidade" _ Ana Tostões
4 de Abril - " Cultura de Cidades, Cultura de Cidadania" _ Jorge Gaspar
11 de Abril - " PolisXXI" _ João Ferrão

Para além da exposição e das conferências realizar-se-à O Dia da Cidade Polis. Este dia pretende assinalar a participação de cada uma das cidades que viram o seu território alterar-se com a intervenção do Programa Polis e funcionar como uma acção de divulgação do que melhor se faz localmente.
Esta iniciativa, que constitui a oportunidade ideal para a deslocação das forças vivas do Concelho à exposição Viver as Cidades/Programa Polis, terão lugar às Sextas, Sábados e Domingos, ao longo do período em que decorre a Exposição.
Num espaço próprio e durante o horário normal de exposição decorrerão iniciativas da responsabilidade das diversas cidades aderentes, que pretendem promover os elementos mais característicos dos respectivos concelhos, e incluem conferências, mostras culturais e gastronómicas.
Paralelamente, está prevista a itinerância da exposição que irá procurar levar às cidades que receberam as intervenções, o conceito que agora se oferece em Lisboa.
O lema do Programa Polis é Viver as Cidades. O Dia das Cidades pretende fazer Viver cada uma delas!
"

Para mais informações vejam o site do evento: www.polis.maotdr.gov.pt/Ou contacte o Gabinete Coordenador do Programa Polis

http://www.polis.maotdr.gov.pt/index2.html
Rua de "O Século", n.º 53 - 3º
1200-433 Lisboa
tel: 213231591
fax: 213231597
Difundido via e-mail

Comentários

Mensagens populares