Pois...

Existem verdadeiramente Geografias de exclusão e de tristeza, se quisermos. Nascer e viver em determinado sítio, desafia e muito, as leis, as oportunidades e a paciência. Existe, há muito, uma Geografia da Saúde, que pouco ou nada é levada em linha de conta. De onde vêm os famosos ESTUDOS que possibilitam fechar urgências e maternidades, escolas e afins, ninguém sabe. Existem. Não se pensa, p.e, na articulação das instituições e respectivas competências, nas vias de comunicação e meios de transporte, nos tempos e planos B. Se a tudo juntarmos a incompetência, as rivalidades mesquinhas e os...azares, que nunca vêm só, obtemos o quadro perfeito.

Faço minhas, sentidas, as mesmas palavras:

O que se há-de fazer!?"

Um cidadão, residente no concelho de Odemira, foi "colhido por um automóvel" quando seguia - na sua vida - de bicicleta. O seu nome, António José Oliveira. Eram 7.30 da manhã, tinha 57 anos e muitos de trabalho e, sem sorte nenhuma, estava no local errado e na hora errada. Era, do mesmo modo, um cidadão obscuro. Não tinha cunhas, não era conhecido dos jornais, não era doutor nem escrevia em blogs e consta que nunca foi ao Plateau, ou ao Lux. Nada o poderia salvar, portanto. E assim foi. Há momentos, fatais, na nossa vida. Inimagináveis.
O nosso cidadão, foi levado para o SAP de Odemira, que não "dispõe", esclarece, de meios assistenciais, para tamanha gravidade. Passavam 3 horas, entretanto, desde o incidente
Ao António José Oliveira, cidadão residente no concelho de Odemira, foi-lhe concedido uma "viatura de emergência e reanimação do INEM", vinda de Beja. Mais 1 hora na espera. Outra, ainda, para "estabilizar a vítima". O padecente era, evidentemente, o próprio cidadão e a putativa "estabilização" - 5 horas passadas - era para "evacuar o ferido por helicóptero", para o Santa Maria. Em Lisboa, capital do império.

Não chegou em vida, o nosso cidadão, ao Hospital de todos os enfermos. 7 horas se passaram. Azar, como se percebe, existir uma única viatura "com apoio médico" em todo o distrito. Infelicidade chamar-se António ... José Oliveira. Infortúnio habitar no distrito de Beja. Viver em Portugal. Ser cidadão europeu.

in Almocreve das petas

Comentários

Mensagens populares