Foz Côa - Dez anos.

No passado dia 2 de Dezembro, no Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa, teve lugar a passagem de um documentário, ainda não terminado (embora tenha já ganho um prémio num festival de cinema, em Bordéus), sobre as gravuras de Foz Côa.

A data assinalou os 10 anos do reconhecimento das gravuras como
Património Mundial da Humanidade. Após o visionamento do filme, uma produção conjunta da RTP e da France 5, ficámos com a sensação de que teria sido um crime afogar um legado de inegável relevância para a antropologia. E a extensão dos vestígios do Parque, 17 quilómetros ao longo do rio, atesta a importância da arte rupestre na Península. Foi, aliás, essa extensão, que obrigou à necessidade de criar núcleos para as visitas: Canada do Inferno, Penascosa e Ribeira de Piscos.

O há muito prometido
Museu do Côa, cujo contrato de construção está já celebrado, deverá começar a ver-se construído no princípio do ano de 2007, prevendo-se para finais de 2008 a conclusão das obras.

Clique para aumentarNessa mesma semana, além de estar a decorrer a Feira do Livro, assinalaram-se também os 250 anos da classificação da Região Vinhateira do Douro, tendo nesse mesmo dia (2) sido inaugurada uma exposição de pintura com quadros em honra a Baco.
Na acto esteve presente o grupo de música tradicional Chuchurumel, que leu poesia e cantou canções populares relacionadas com o deus do vinho.

O Georden esteve lá.

Comentários

Mensagens populares