"Dunas da Costa de Caparica resistem ao avanço do mar"

Todos nós assistimos este fim-de-semana à notícia do avanço do mar sobre as dunas da Costa de Caparica. Encontravam-se no local centenas de pessoas, na sua maioria moradores/campistas do Parque de Campismo que atrás das dunas se encontra há vários anos. E reclamavam: "Queremos que o Estado faça alguma coisa. Será necessário e é urgente proteger as nossas caravanas que têm os pneus furados e não podemos sair daqui para as nossas verdadeiras residências". O responsável pelo bar e concessionário da praia dizia: "Tenho este bar em cima das dunas há muitos anos e não faz sentido nenhum o mar roubar-me o suporte onde sustento o meu bar, o Estado tem de resolver esta catástrofe que é perder o meu bar." O INAG teve uma intervenção rápida para a situação e esperamos que numa segunda fase da intervenção retire o bar das dunas, acabe com o paraíso dos campistas e só mais tarde pense no assoreamento da praia. Para os campistas/moradores que estavam revoltados e encontravam-se em cima da duna: não acham que um das principais problemas da erosão costeira é o constante pisoteio e destruição dos sistemas dunares por parte das populações?
Esta situação faz-me lembrar outra, aquando das obras de assoreamento da praia do Vale do Lobo. Para repor o areal "da praia de Van Gelder" recorreu-se a maquinaria pesada e todo o processo de montagem da tubagem foi efectuado nas praias arredores. Eram camiões, electro-escavadoras a destuir todo o sistema dunar da praia do Trafal só para preparar os trabalhos que iam ser efectuados na praia ao lado! E o engraçado é que a obra estava a cargo do Ministério do Ambiente. Para se proteger uma, destroi-se a outra!
E já que falo em Vale do Lobo, lembro que esse senhor, esse tal de Van Gelder (1), já sonha com a sua "Nautilus Island" (2) a construir a 200/300 metros da costa. Diz ele que é a única forma que encontra para resolver o problema da erosão costeira em Vale do Lobo. Será que ele pensa nisso? Será que ele sabe o que é Erosão Costeira? Para ele, erosão costeira será perder mais um buraco do seu campo de golfe situado em plena arriba...

Clique para aumentar In "Diário de Notícias", 10.12.2006, p. 27.

(1) Patrão de Vale do Lobo
(2) O projecto "Nautilus Island" será analisado com mais pormenor brevemente no GEORDEN.

Comentários

Mensagens populares