Posts com Natal


Num país cinzento mas de pouca massa cinzenta, apostamos na qualidade. Acreditámos!

Embora as leituras aqui na nossa parte da jangada( cortesia do Eduardo), se resumam ( na maioria dos tugas) ao bilhete da lotaria, ao livro da Carolina (ex senhora Pinto da Costa) e ao jornal A Bola, propomos em espírito de quadra algumas prendas literárias. No âmbito da história, para melhor percebermos o país, destaco uma obra de José Mattoso: Identificação de um País – ensaio sobre as origens de Portugal 1096-1325,em dois volumes da editorial estampa. Essencial para “descobrirmos” as nossas origens, com uma excelente introdução no âmbito da Geografia Física e Humana, população, sociedade,etc.

Depois, um livro já escrito nos anos setenta,(mas intemporal) da autoria de Italo Calvino, As cidades Invisíveis, com a chancela da editorial teorema, absolutamente indispensável, a todos(!), sem excepção.

Finalizamos com SOJA, E (1989); Postmodern Geographies. The reassertion of space in critical social theory;Verso; Londres,(também se encontra em Espanhol e em traduções Brasileiras) este livro foi escrito já(!) em 1989; cá por Portugal, na(s) nossa(s) Geografias, pouco ou nada se fala(ainda). Andamos sempre à volta do mesmo e, depois, com admiração, ou talvez não, somos ultrapassados por fenómenos (que desconhecemos) mais que estudados noutros países e em outras latitudes. Passamos a vida em estudos e não aprendemos nada.Boas leituras.

Comentários

Rogeriomad disse…
Sabes o que ando a ler?
As regras do código de estrada!
ahah

Mensagens populares