Sim, nós podemos

«Temos 39 anos para "electrificar" o planeta e desfazermo-nos dos combustíveis fósseis. O relatório sobre energia da associação ambientalista WWF, publicado esta quinta-feira, 3, conclui que é possível chegar-se a 2050 praticamente sem gastar petróleo e carvão, satisfazendo a procura com fontes renováveis. Não completamente, mas quase - 95% da energia pode ser limpa.

O estudo aponta para uma necessidade de mudança do paradigma energético, transformando a electricidade na energia-base do mundo e apostando nas redes inteligentes e na eficiência para evitar desperdícios (do que resultará uma redução de 15% de procura de energia). O passo não ficará barato: a transição custará 1% a 2% do PIB mundial, mas começará a compensar a partir de 2035, com retornos de 2% ao ano.

A secção portuguesa da WWF adianta que estamos no bom caminho, com as renováveis, as redes inteligentes e o carro eléctrico, embora avise que há, ainda, um longo caminho a percorrer na eficiência, nos transportes e nos edifícios.»


Fonte: Visão de 3.Fev.2011, p. 75

Comentários

Mensagens populares