Ideias para mudar muito

Imagem retirada de Oceonografia-UFSC

Segundo podemos ler aqui, esta seria bem mais eficiente que a comummente utilizada.

Somos capazes de, face a um problema (isolamento e impossibilidade transitar pelas estradas, com viatura motorizada, entenda-se) - comezinho ou não, depende da necessidade - criarmos outro, para o qual até agora ainda não vimos ninguém vir chamar a atenção.

Pensemos no seguinte:
a água que temos em terra, queremo-la doce, não queremos?
Que estamos a fazer quando espalhamos carradas de sal na neve para ela derreter?
Que impactos é que isso tem nas zonas circundantes?
Nos meios fluviais e nos habitats?

Nunca nos perguntámos porque é que nas dunas da praia são raras as espécies vegetais que se dão? - isto é que importa perguntar.

Não sabemos da magnitude, que depende da quantidade de sal, da capacidade de absorção desse sal e da dos seres vivos (plantas incluídas, claro está) que "levam" com ele.
Mas sabemos de uma coisa: a quantidade de sal aumenta.
E isso é tanto mais grave se não houver, em condições naturais, sal na área: representa uma desestabilização dos ecossistemas (se os houver...) por entrada de uma quantidade anormal de um elemento naquele meio.


Até hoje, não conheci uma pessoa, uma organização, uma opinião que viesse denunciar isto.
E importa perguntarmo-nos porquê?

Porquê(s)?


Leiam também a ideia que vem no último parágrafo:

"Segundo o site Ecofriend, outra ideia semelhante está já em desenvolvimento pela empresa Solar Roadways. Este projecto consiste na substituição do asfalto utilizado tradicionalmente nas estradas por painéis solares capazes de suportar a passagem de automóveis.

Este sistema iria produzir energia para a iluminação das estradas, para as estações de abastecimento de carros eléctricos e para aquecer a estrada, no caso de acumulação de neve."


Via CiênciaHoje, 1.02.2011

Comentários

Mensagens populares