Subsolo

Aprendemos em Geologia (ou em Recursos e Materiais Geológicos) que na definição de solo deve constar matéria orgânica. É a ela que distingue o solo da mera rocha.
Mas vale a pena ler o que vamos escrevendo na Wikipédia sobre o termo.

Depois surge o termo subsolo. Subsolo, disse-nos o estimado professor José Brilha, é uma coisa que... simplesmente não existe. É apenas um termo usado para "dar a ideia de", "designar"... - se bem entendo - a porção de terra abaixo da superfície (sim, eu sei que soa a truísmo, ou a cega-rega, petição de princípio...).

Imagem retirada do blogue Denúncia Coimbrã


Estava há dias a pensar,
"Hum, em Braga, as empresas foram convidadas (sim, concursos públicos, claro e tudo o mais... até.) a tratar das ideias de planeamento e gestão do trânsito. Sob a forma de túneis (aí está ele, o "subsolo"), passagens inferiores (espécie de "subsolo" sem tecto), passagens superiores (não dá vontade de dar a mão ao Santos da Cunha, ali em Maximinos,?) e, não esquecer, os estacionamentos subterrâneos."

Com a vulgarização do "baixo" e do "cima", tapado, destapado, entre paredes ou mais ou menos aberto, os bracarenses reconstruíram a imagem da cidade. Aceitando mais facilmente a coisa singular, ou mesmo única no mundo (ouvi alguém comentar...) de fazer do "subsolo" (lá está ele outra vez) também propriedade privada, pagável, utilizável mediante preço.

Empresa com tentáculos, em polvo cogumelizante, que se foi espalhando pelas urbes com muitos clientes (Lisboa, por exemplo)

---

Não sei aonde podemos chegar a partir daqui.
Talvez problematizar reflectindo e questionando:
A esconder o excesso de viaturas para baixo do tapete, como as más empregadas de limpeza que temos sido, não corremos o risco de saturar o espaço?

Quantos mais cabem neste espaço?
Sim, lavoisiers, tudo se transforma e tudo se expande.
Como o lixo, nas cidades invisíveis que, invisível mas realmente, se expandem.

Como o lixo.
E o lixo que vamos escondendo, sabemos, apodrece.
Em cima estamos nós.

Comentários

Mensagens populares