Música das Regiões - Mediterrâneo (recta final)

Nesta recta final em torno do Mediterrâneo, centramo-nos em terrenos das proximidades, com canções das terras "de parla catalana". Mas apenas em questões de idioma. Porque a música e quem a canta, esses, são de todo o lado.

Relembramos a quem nos visita que as músicas podem ser escutadas na AntenaGEO, na barra da esquerda, um pouco mais abaixo.


Intérprete: María del Mar Bonet
Origem: Espanha (Maiorca)
Tema: Sa Núvia d'Aljandar
Extraído do epê "Cançons de Menorca", de 1967

Ora cá trazemos novamente María del Mar Bonet. Maiorquina a cantar canções da ilha vizinha das Baleares. "Sa Núvia d'Aljandar" é a primeira canção do seu primeiríssimo disco. Estávamos em 1967 e já mais de 42 anos são passados desde que começou a sua enriquecedora viagem a dar-nos música.



Intérprete: Lluís Llach
Origem: Espanha (Catalunha)
Tema: Vaixell de Grècia
Extraído do álbum "Camp del Barça, 6 de Juliol de 1985", de 1986

Já tínhamos mencionado o nome de Lluís Llach antes. Há em Llach uma suavidade, uma fluidez, um sentido melódico muito difícil de encontrar na vastidão da canção popular. Originalmente gravada no álbum "I Si Canto Trist", de 1974, esta interpretação ao vivo, no inesquecível e grandioso concerto que encheu o Camp Nou de sonho (procurem no YouTube, que há vídeos de outras canções, como a nossa tão querida "Abril 74" ou o hino "L'Estaca"), é bem mais suave. Com "Vaixell de Grècia" Llach parece pôr todo o Mediterrâneo no mesmo barco, a navegar ao sabor das ondas, tranquilamente, "que anem al mateix port".


Intérprete: Arianna Savall
Origem: Suíça
Tema: El Mariner
Extraído do álbum "Bella Terra", de 2003

O apelido não engana: Arianna é filha de Jordi Savall e Montserrat Figueras. Harpista com voz de soprano, nascida em 1972, em Basel, interpreta esta canção tradicional catalã que é também conhecida como "A la vora de la mar".

Comentários

Mensagens populares