Dia Mundial da Água

Ribeira de Couros (na foz com o Selho), Guimarães - 6 de Maio de 2005


Hoje apetece-me falar de... vinho!
Água?? Cuidemos dela nos restantes dias do ano! (Ah! E neste também...)

O vinho, devido às suas propriedades físicas, tem a capacidade de absorver componentes dos corpos com que contacta. Como o vinho se encontra um pouco por todo o lado, e em diferentes estados (gasoso, líquido e sólido, sob a forma de gelo), ele torna-se, portanto, num bom indicador do planeta que temos.

Através do seu sabor - qual néctar dos humanos que há-de levar muitos à congestão (bem como ao afogamento) - podemos inferir todo o trabalho que dá a consegui-lo.
São tantas as actividades económicas e industriais e tantos os fenómenos naturais que se conjugam que o temos na nossa maior estima. Convém referir que no nosso Portugal tão pequenino há grandes produtores de vinho. E sabemos os seus nomes.

Mas não nos esqueçamos do vizinho do lado, que com a sua falta de esforço e zelo contribui para alcançarmos grande e internacional fama.

Saberemos nós que um dos vizinhos do nosso vizinho somos nós próprios? Somos todos grandes produtores de vinho. Bem como de outras bebidas, doutras cores, cheiros e sabores. Todos fazemos girar a roda desta economia. Não a deixemos parar

E como estamos a falar de vinho, deixamo-vos com o ditado popular:
"Quem não bebe vinho, ou está doente ou é tolo!"

Grande sabedoria, a do nosso povo.
Bebamos vinho, então. E aprendamos a dar-lhe o seu devido valor.

Comentários

Anónimo disse…
E vêm esses parolos do outro lado do atlântico com o seu "vinho americano" que desentope canos! Hopá! :P
Rogeriomad disse…
Eu concordo contigo.

Bebamos vinho! ;)

Mensagens populares