Música das regiões - Mediterrâneo (cont.)

E, recompensando-vos pela espera do inquérito (ler ou reler aqui), prosseguimos com o nosso périplo musical pelo Mediterrâneo.
Hoje trazemos mais três propostas. Para vos enriquecer e surpreender.


Lembramo-vos que para ouvir as músicas basta pô-las a reproduzir na AntenaGEO, a caixa de música do Georden, que podeis encontrar à esquerda, um pouco mais abaixo.


Intérprete: Souad Massi
Origem: Argélia
Tema: Ghir Enta
Extraído do álbum "Deb", de 2003

Souad Massi é uma jovem argelina (nascida a 23 de Agosto de 1972) que cresceu a ouvir música, uma escola recebida no ambiente familiar. A própria cita a veterana cantora estadunidense Emmylou Harris como uma das suas maiores influências. Mas é mais com uma fusão do flamenco andaluz e da chanson francesa moderna que Souad nos traz os ares da música tradicional do seu país. Ouçam-na.


Intérprete: Orphaned Land
Origem: Israel
Tema: El Meod Na'Ala
Extraído do álbum "El Norra Alila", de 1996

Ao trazermos cá os israelitas Orphaned Land queremos demonstrar que os estilos musicais internacionalizados e exportados - o metal, neste caso - não têm necessariamente que apagar ou fazer tábua rasa das características musicais locais. Essa simbiose é, aliás, o que lhe faz ganhar interesse e sentido. Esta pequena amostra do seu death metal folclórico vai concerteza surpreender-vos.


Intérprete: Selda Bağcan
Origem: Turquia
Tema: Bundan Sonra
Extraído do álbum "Vurulduk Ey Halkim Unutma Bizi", de 1975

Selda Bağcan vai já com quase 40 anos de gravações (o seu álbum mais recente data de 2008). Nome incontornável na canção turca, (basta dizer que os seus primeiros dois singles, editados em 1971, venderam um milhão de cópias), desde cedo Selda fundiu o carácter vincadamente tradicional da sua música com uma instrumentação mais ocidentalizada (guitarra eléctrica, teclados, bateria). Isso confere ainda mais força e expressividade à sua voz trémula, comovente e já de si poderosa. Para os que lhe ficarem rendidos acrescentamos que este seu primeiro álbum e o segundo, do ano seguinte, foram reeditados por editoras não-turcas (em 2005 e 2006, respectivamente).

Comentários

Daniel Pereira disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel Pereira disse…
Fantástico Eduardo. Este espaço no Georden é mais uma desculpa para passar cá mais vezes. ;) Foi bom recordar Selda, já fazia um bom tempo que não a ouvia. Abraço e bom trabalho :P
Edward Soja disse…
Espero que voltes mais vezes. E os comentários, dicas, contribuições e participação em geral serão sempre muito bem-vindas.

Para que valha a pena cá voltar.

Abraço.

Mensagens populares