Centro de Música Tradicional Sons da Terra

Ver maiorFoto: Eduardo F., 03.07.07

O Centro de Música Tradicional Sons da Terra está sediado em Sendim, uma das terras quentes do planalto mirandês, "capital das arribas do Douro".
É um centro cultural que se dedica à recolha, recuperação e revivificação do património etnográfico (sobretudo musical) das terras e das gentes.
As recolhas são efectuadas maioritariamente na região transmontana de aquém e além fronteira política. Porque esse risco invisível não faz qualquer sentido - a cultura está nas pessoas, testemunhos vivos e repositórios da herança que a terra ajuda a lavrar.

Ver maiorFoto: Eduardo F., 03.07.07

A casa está de portas abertas a quem se interessar pela investigação etnomusicológica, dispondo de uma sala de estudo, de um rico espólio de documentos escritos, sonoros, fotográficos, espécimes de instrumentos musicais, bem como outras fontes de informação.

O Centro Sons da Terra, e o seu director-mentor, Mário Correia, é também responsável pela edição de discos e livros, bem como pela realização de eventos, entre os quais o já incontornável Festival Intercéltico de Sendim (FIS), ao qual, no primeiro fim-de-semana de Agosto de cada ano, têm rumado gente de várias proveniências e nacionalidades.

Marquem já na vossa agenda e não faltem à 10º edição do FIS, que promete ser (uma vez mais) uma grande festa.

Este centro é motivo de auto-estima e valorização da região onde se insere. E o Georden está cá para o apoiar e divulgar, em prol dos valores da sustentabilidade e do respeito para com a história, a cultura e o meio.

Comentários

Rogeriomad disse…
Epá! Temos de marcar isso com tempo...
Abraço!

Mensagens populares