Olha, apetece-me! (I)

Apetece-me começar uma crónica. Aqui começa uma crónica de poucos artigos que pretendo trazer até a este espaço que tenta pôr a Geografia no centro do assunto.

Não consiste noutra coisa que divulgar capas de discos (com tanta estandardização a música anda um bocado arredada das nossas geografias, não anda?) que retratam paisagens e delas dizer umas quantas palavras. Sim, sabemos que a matéria é imensa e a tarefa pode durar como o plástico na natureza, mas se formos andando não vamos caindo.

Ver maior

Imagem 1 - "Viagens na Minha Terra" - Rão Kyao (Lp, 1989)

Não, não sei que aldeia está retratada (é uma das coisas que pretendo descobrir através da vossa participação), mas gosto desta imagem. Apesar do tom escuro (seria das nuvens? seria também do verde da vegetação? - factores que ficam fixados no documento levantado e que, como nos mapas sobre os quais muitos trabalharão, podem levar a percepções diversas...), o que me apraz dizer é que se sente uma harmonia. O equilíbrio? Não, a justa medida, parece-me. Um crescimento lento e que, de lento, talvez tenha sido pensado. Talvez sem as megalomanias e riquezas que descaracterizam o espaço construído ou humanizado.

Estaremos a ser demasiado idílicos?
Viajemos, então, pela nossa terra.

Comentários

Rogeriomad disse…
Hei.

Eu estou a tratar disso...
Depois do Alentejo...

Ando a descobrir o centro do país...

A região de Fátima/Leiria é fabulosa...

Comecei em Abrantes (onde pernoitei)... Almourol... Vila Nova da Barquinha (Tem um parque urbano fantástico)... Torres Novas (Para a dimensão da cidade, tem trânsito que é uma vergonha!)... Alcanede (Mais um castelo fechado)... Porto de Mós... (Um castelo a visitar) Batalha (ja todos conhecemos, mas não é de mais visitá-lo... Leiria (Uma cidade para se viver) Marinha Grande (pouco visitei... mas também tem um parque fabuloso) São Pedro de Moel (ao longo de toda a costa até Nazaré tem belas praias... uma extensa mata de pinheiros bravos... uma rede de ciclovias. Uma boa solução em vez do Algarve) Nazaré (escusa apresentações. Sempre gostei de mulheres com meias de futebol!!! ahah)... Alcobaça (intervenção arquitectónica polémica, mas no meu entender até foi bem conseguida. O Mosteiro em si, é fantástico!)...

Amanhã rumo a Fátima (já conheço, mas quero ver o Novo Santuário), Ourém (não conheço. Tenho curiosidade para ver o castelo), Tomar (Última vez que lá estive, estava fortemente embriagado. Nao me recordo de nada. A não ser do Hospital) e regresso a Abrantes (cidade de praças fabulosas)...

No regresso a casa... quero passar por Belver, Alter do Chão...
Vamos ver se o castelo já se encontra totalmente restaurado...

Boa páscoa.

Desfrutem estes dias da melhor forma. Eu estou a tratar disso...

Abraço

Rogério
Olá Eduardo,

A aldeia retratada na foto do disco do Rão Kyao é Piódão, concelho de Arganil. Vale a visita...
Já agora, a quem lá for, a alguns quilómetros fica a aldeia de Fajão, já no concelho de Pampilhosa da Serra. É uma outra aldeia de xisto que foi reabilitada recentemente...
Edward Soja disse…
Muito obrigado, António.

As coisas que tu sabes...
(Tenho de sair mais...)
:)

Abraço

Mensagens populares