Roteiros Sonoros

Aqui fica uma boa proposta pela rede. (Mas não esquecer, fazer o trabalho de casa e depois ir para a rua, para o campo,para tirarmos as nossas impressões)

O site
Cinco Cidades traça um perfil sonoro de vários lugares de cinco cidades do continente. Braga, Porto, Lisboa, Guarda e Torres Vedras têm as suas histórias, as suas pessoas, os seus sons. O projecto está a cargo do Folk Songs Trio, que pretende usar os registos nas suas performances.


Clique na imagem para aceder ao Cinco Cidades


A propósito disto, ouvi aqui há uns tempos, num programa na Rádio 3 (RNE) chamado La Ciudad Invisible, uma ideia que vinha na mesma linha. Os convidados da edição desse dia tinham registado em fita magnética, caminhando e a diferentes horas do dia, os sons da plaza mayor de Salamanca. O resultado foi difundido no programa e traduziu um grande momento de rádio, apelando à imaginação e à vivência do lugar e das pessoas que por lá passam.

É uma leitura possível para a vivência dos espaços. Neste caso, através da componente auditiva, que Lynch também considera importante para estruturar a nossa imagem da cidade. Interessante e recomendável.

Comentários

Rogeriomad disse…
Eu assino por baixo.
Interessante e recomendável, sem dúvida nenhuma.

Só hoje tive oportunidade de o visitar e devo confessar que fiquei surpreendido com a ideia.

A ideia é simples e resulta.

Já está nos meus favoritos e está no Georden na secção "Mapas Interactivos/3D" como "Mapa Sonoro Cinco Cidades"...

Abraço

Mensagens populares