Universidade dá bicicletas a estudantes

Foto ideiabiba.pt"A Universidade do Minho (UM) quer implementar ainda este ano lectivo, nos "campus" de Braga e Guimarães, o transporte da bicicleta estudantil, conhecida por "Bute" (Bicicleta de Utilização Estudantil), já em prática em várias cidades europeias. O projecto, da responsabilidade dos Serviços de Acção Social, tem por objectivo a distribuição gratuita aos estudantes de 2000 bicicletas até Julho de 2008.

O arranque desta iniciativa está já programado para o próximo mês de Novembro, com a entrega das primeiras 200 bicicletas a estudantes bolseiros, dando-se prioridade, nesta fase, segundo Carlos Silva, dos Serviços de Acção Social da UM, a alunos colocados nas residências universitárias.

A ideia, segundo aquele responsável, é proceder, mensalmente, à entrega de 200 bicicletas. O projecto será implementado em cooperação com uma empresa de Aveiro, a "Ideia Biba", liderada pelo antigo futebolista bracarense José Nuno Amaro, que concebeu a chamada "Bute".

Os estudantes receberão por um período de três anos este equipamento considerado "pessoal e intransmissível", podendo, contudo, optar pela aquisição da bicicleta, mediante o pagamento de uma quantia dita "simbólica", a rondar os 25 euros.

O projecto, segundo apurou o JN, terá a "experiência-piloto" na cidade de Braga, onde existem já condições de implementação do corredor do transporte de bicicleta, após a criação, há dois anos, da ciclovia de Lamaçães e Rodovia, zonas, de resto, próximas da UM e que registam significativa concentração de estudantes da academia.

Pedro Soares, presidente da Associação Académica da UM, desconhece, em pormenor, o projecto universitário, mas adiantou ontem ao JN tratar-se de uma "boa alternativa" à mobilidade urbana, a par de novo conceito de qualidade ambiental, ao nível de transportes. "Estamos curiosos por saber, em concreto, como este projecto vai funcionar, mas não deixa de ser uma iniciativa inovadora que aplaudimos", disse.

O projecto do "Bute", que será apresentado na próxima quarta-feira, em Braga, terá o seu investimento assegurado a partir de receitas publicitárias."


Magalhães Costa em jn.sapo.pt, 29.10.07.

Ver + notícias
ComUM

Comentários

Mensagens populares